TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Manutenção Operação e Controle - PMOC

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

  1. INTRODUÇÃO

O aumento da tecnologia revolucionou de forma dramática e definitiva a forma como o ser humano encarava a sua vida e a sua relação com o mundo em que vivia, ocorreram muitas mudanças climáticas no planeta fazendo assim com que acontecesse uma busca por um controle de temperatura em ambientes na qual surgiu o condicionador de ar. Qualquer instituição/organização em busca de produtividade/qualidade procura cada vez mais melhorar qualquer sistema diretamente ligado as atividades, onde a qualidade do ambiente se torna fator preponderante aos colaboradores do mesmo. O objetivo do Planejamento de Manutenção, Operação e Controle - PMOC é a melhoria da qualidade do ar em interiores de ambientes climatizados, obtendo assim um ar puro, livre de bactérias as quais podem ser responsáveis por doenças respiratórias e consequente baixa de produtividade, busca também diminuir o consumo de energia e aumentar a vida útil dos equipamentos evitando quebras e reduzindo os gastos com troca de peças. Ressalte-se que o PMOC trabalha com a perspectiva de: inicialmente atuar com manutenções preventivas, evoluindo para preditivas, detectivas, corretivas planejadas e apenas e em último caso com a corretiva não planejada, dessa forma trazendo mais confiabilidade/disponibilidade ao sistema de climatização, além da redução de custos com manutenção e diminuição de riscos ao meio ambiente e ao executante do reparo. Apesar de tratar-se de exigência/obrigatoriedade por parte do governo federal, muitos órgãos públicos (a grande maioria) e empresas privadas não tem PMOC.

  1. Problema de Pesquisa

A acesso cada vez mais facilitado aos equipamentos condicionadores de ar, aliado a mudanças climáticas, competitividade de mercado, fez aumentar muito a utilização de sistemas de climatização, aumentando também a possibilidade de se contrair doenças em decorrência da não manutenção ou manutenção inadequada dos referidos sistemas.

Desse modo faz-se necessário um Planejamento de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, afim de garantir a qualidade do ar desses ambientes refrigerados, bem como a confiabilidade do referido sistema.

  1. Objetivos do Trabalho

Geral:

Demonstrar a não utilização do PMOC por parte de órgãos públicos do Estado de Alagoas e do Município de Maceió.

Específicos:

  • Esclarecer o que é um PMOC, quem deve ter um PMOC, quem tem competência legal para elaborar um PMOC e quais as implicações de não se ter um PMOC (caso o ambiente refrigerado seja obrigado a tê-lo)
  • Condicionamento de ar e tipos de aparelhos condicionadores de ar;
  • Verificar quais são os órgãos do Estado de Alagoas e do Município de Maceió que possuem um PMOC;
  • Encaminhar aos órgãos fiscalizadores o referido trabalho a fim de contribuir com a melhoria da qualidade do ar em ambientes refrigerados.


  1. PMOC

O PMOC é o Plano de Manutenção Operação e Controle, o qual é uma medida estipulada pelo Ministério da saúde.

Levando em conta a crescente preocupação mundial com a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados e a crescente utilização de sistemas de ar condicionado no Brasil, em função das condições climáticas cada vez mais severas (com temperaturas elevadas).

O PMOC é obrigatório quando um estabelecimento ultrapassa a carga térmica de 60.000 BTU/h (ou 5 TR). É especificado também qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado e o tipo de atividade desenvolvida no local.

A empresa é analisada num panorama global, e não apenas por setores. Ou seja, se ela atingiu a carga térmica mínima, terá de providenciar o PMOC. Vale salientar que a obrigatoriedade se dá pelo conjunto de equipamentos da instituição e não pela capacidade de um equipamento apenas ou setores individualizados.

Antes de iniciar o projeto, recomenda-se que o profissional entre em contato com o CREA de seu estado solicitando as informações necessárias para a realização do mesmo, pois podem haver complementações da legislação em estados diferentes. A falta da observância a elas, bem como a manutenção inadequada dos sistemas de ar condicionado e dutos pode levar as empresas (industriais e comerciais), hospitais, consultórios, clínicas, centro médicos, ambulatórios, laboratórios, ambulâncias, transportes terrestres, aéreos e marítimos a terem um prejuízo considerável com multas que vão de R$ 2.000,00 (dois mil reais) até R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), podendo ainda serem processadas por indenizações por não cumprirem a legislação vigente frente aos empregados, pacientes e visitantes.

O PMOC determina como devem ser feitas as inspeções e correções técnicas em cada ponto do sistema de ar condicionado, o número de ocupantes máximo de cada ambiente refrigerado, a carga térmica adequada do equipamento e o tipo de atividade que poderá ser desenvolvida no local com aquela capacidade. O objetivo do Programa de Manutenção, operação e Controle é o ponto inicial para uma boa qualidade do ar dentro dos ambientes.

Alguns procedimentos são de grande importância para um bom PMOC, por exemplo a realização de 26 (vinte e seis) Análises microbiológicas dos ambientes numa periodicidade de seis em seis meses por empresa especializada independente da empresa em questão e também daquela que faz a higienização e limpeza do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com