Planejamento, Programação E Controle Da Produção
Exames: Planejamento, Programação E Controle Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edsonpasqual • 6/10/2013 • 977 Palavras (4 Páginas) • 468 Visualizações
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O planejamento da produção é um conjunto de ações inter-relacionadas que objetiva direcionar o processo produtivo da empresa e coordená-lo com os objetivos do cliente; com essa afirmação podemos dizer que o planejamento está envolto por duas etapas importantes dentro do processo que são: a programação e o controle da produção. O PCP é um sistema de transformações e informes entre marketing, engenharia, fabricação e materiais, no qual são manuseadas as informações a respeito de vendas, linhas de produto, capacidade produtiva, potencial humano, estoques existentes e previsões para atender às necessidades de vendas. Sua tarefa é transformar todos os planos em ordens viáveis de fabricação.
O Planejamento da produção é o principal elemento de coordenação das atividades de vários departamentos de uma indústria. Essa coordenação é particularmente importante entre os departamentos de vendas, produção e compras. Um planejamento feito sem os devidos cuidados impossibilita a adequada coordenação das atividades afins.
A programação é a fase intermediária entre o setor de planejamento e o setor de controle, sendo, portanto, o setor que de acordo com a demanda do mercado, transforma os planos sob a forma de projeto do produto, roteiro de manufatura, lista de materiais etc, em uma agenda de operações que será base de emissão de ordens de fabricação. Essas funções colocam o Planejamento em uma atuação dinâmica e de controle, para que a emissão das ordens de fabricação atenda às necessidades de mercado e tenha uma posição em relação aos outros órgãos da empresa, de dependência e autoridade, possibilitando assim atingir os objetivoslglobaisldalorganização.
Planejar a produção ou estabelecer uma agenda de produção é tarefa que requer a consideração de uma multiplicidade de fatores que influem na decisão sobre o que, quanto e quando produzir. Supondo que estejam disponíveis todas as informações no Planejamento, para elaborar a programação da produção necessitaremos considerar os seguinteslfatores:
FatoreslExternos
.Demandaldelmercado;
.Datasldelentregalestabelecidas;
.Estoquelemlpoderldelintermediários;
.Tempolnecessáriolparalobtençãoldelmatéria-prima.
FatoreslInternos
.Estoqueldelprodutoslacabados;
.Equipamentoldisponível;
.Pessoalldisponível;
.Lotesleconômicosldelprodução;
.Regimeldeltrabalho;
.Tempolnecessáriolparalalexecuçãoldasloperações;
.Possibilidadeldelrejeições.
O contato com o cliente e fundamental para um plano de produção enxuto e competitivo, poislassimlnãoldesperdiçamoslmatéria-primaldesnecessária.
Objetivos:
IntroduzirlconceitosldelPCP;letapaslprincipaisldolPCP
ModelarlmatematicamentelalgunslproblemasldolPCP
IdentificarloslprincipaislproblemasldelPCP
Familiarizar-selcomlalmetodologialdalPOleldalOtimização
Aprenderlmodelagemlmatemáticaldelproblemas
modelosllineares,lnãollineares,linteiroslelmistos
Aprenderlumallinguagemldelmodelagemlmatemátical(MPL)
Aprenderlalsolucionarlmodeloslusandolpacoteslcomerciais
mmmmmmmmmmmmmmmmmPlanejamentolAgregado
Suponha que sabe-se a previsão de vendas (demandas) para os próximos meses, D1, D2, ...,lDT.
O objetivo do Planejamento Agregado é determinar os níveis dos recursos necessários para produzirlaldemandalesperada.
Oulseja,ldeterminarloslníveislmensais:l
.mão-de-obra
.produção
.estoque
mmmmmmmmmmmmmmmmmmPrevisãoldelDemanda
As análises das futuras condições de mercado e previsão da demanda futura, são da maior importância para a elaboração do Planejamento de Longo Prazo. Mesmo em indústrias que fabricam produtos sob encomenda, onde não se faz nenhum estudo formal de previsão de demanda, a alta direção pode fazer conjecturas sobre o estado da economia e o seu impacto noslnegócioslfuturosldalempresa.
Segundo Buffa & Sarin (1987) as previsões de demanda podem ser classificadas em : longolprazo,lmédiolprazolelcurtolprazo.
...