Planejamento estrategico
Seminário: Planejamento estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosaria • 24/9/2013 • Seminário • 500 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Planejamento estrategico é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
Os desafios das empresas estão baseados na globalização dos negócios, na introdução de novos produtos no mercado global e distribuição destes produtos, focando e se especializando em satisfazer as reais necessidades dos consumidores, desenvolvendo, para isso, novas metodologias de negócios e processos em novas arquiteturas de informação.
A demanda interna das empresas no mercado atual é ter iniciativas agressivas de controle de custos, necessitando analisar os custos e os retornos de um produto ou investimento, ter flexibilidade de produção para atender às mudanças que os consumidores exigem nos produtos ou serviços prestados, ter a capacidade de mudar a forma de fazer o negócio, e tomar decisões gerenciais baseadas em dados do seu negócio de melhor qualidade e com maior diversidade.
Administração estratégica é um conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”, a saber:
• Análise profunda dos ambientes internos e externos.
• Implementação da estratégia.
• Avaliação e controle.
Também é uma administração que, de forma estruturada, sistêmica ou intuitiva, consolida um conjunto de princípios normas e funções para alavancar harmonicamente o processo de planejamento da situação futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle dos fatores ambientais, bem como a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental e com a maximização das relações pessoais.
Uma administração que, de forma estruturada, sistêmica ou intuitiva, consolida um conjunto de princípios normas e funções para alavancar harmonicamente o processo de planejamento da situação futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle dos fatores ambientais, bem como a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental e com a maximização das relações pessoais.
A administração estratégica se ocupa com o futuro da organização, assumindo uma filosofia da adaptação, buscando como resultado a efetividade por meio da inovação ou diversificação visando o desenvolvimento sustentado com atitudes pró-ativas com posturas de crescimento ou de desenvolvimento.
O administrador estratégico é o responsável por criar um clima organizacional propício para a implementação do plano a partir do envolvimento da alta-administração e lideranças intermediárias, criando sincronia, sintonia e sinergia em todos os envolvidos no processo, o que somente ocorrerá com a clara comunicação dos benefícios almejados, uma vez que empreitadas de longo prazo tendem a perder foco e força com o passar do tempo.
Não se basta ter um plano estrategigo quem que por em pratica e seguir a risca para quea empresa consiga bater suas metas, visando que o plano estrategico tem que estar de acordo com a estrutura da empresa, sua capacidade e sua realidade.
Com ajuda dos funcioanrios e integrantes da empresa podendo ter
...