Políticas Públicas
Artigos Científicos: Políticas Públicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edson1980 • 9/11/2013 • 5.984 Palavras (24 Páginas) • 359 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Políticas Públicas
Profa. Ma. Suzanir Fernanda Maia
Cleber Antonio da Silva - RA 204460
Edson Avelino – RA 204217
Emerson C. da Silva – RA 203553
Luciano C. Maziero – RA 204106
Thiego M. Azevedo – RA 204352
Osvaldo Cruz/SP
2011
Nome dos Acadêmicos
Cleber Antonio da Silva - RA 204460
Edson Avelino – RA 204217
Emerson C. da Silva – RA 203553
Luciano C. Maziero – RA 204106
Thiego M. Azevedo – RA 204352
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Políticas Públicas
Profa. Ma. Suzanir Fernanda Maia
Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Políticas Públicas para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Osvaldo Cruz/SP
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................... 04
2 DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 04
2.1 TERCEIRO SETOR DA ECONOMIA.................................................. 04
CONCEITOS DE TERCEIRO SETOR........................................................ 05
ORIGEM E IMPLANTAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL............05
2.2 EXEMPLO DE ONG..............................................................................07
2.3 POLÍTICAS PÚBLICAS........................................................................10
2.4 MÉTODOS E TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO..........................11
ANÁLISE DE EMPRESA ALVO- OSRAM...................................................13
3 CONCLUSÕES FINAIS......................................................................................17
REFERÊNCIAS......................................................................................................18
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos adquiridos na matéria de Políticas Públicas. Serão abordados temas relacionados ao terceiro setor da economia, onde buscaremos mostrar as origens deste setor como a importância do mesmo na realização das políticas publicas, mostrando exemplos de ações de políticas públicas realizadas por estes grupos. Abordaremos também os conceitos de Políticas Públicas e os resultados obtidos pelo uso destas políticas. Por fim buscaremos mostrar algumas técnicas de Treinamento e Desenvolvimento usados em algumas empresas para aprimoramento de Pessoal, e a analise do exemplo dado no Filme “Deu Zebra”.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1- O TERCEIRO SETOR DA ECONOMIA
Conceitos de Terceiro Setor
A economia nacional está estruturada em 3 (três) grandes setores distintos. O primeiro setor é o Estado desempenhando suas atividades (política, administrativa, econômica e financeira). O segundo setor abriga as empresas privadas, exercendo atividades lucrativas. Já o terceiro setor compõe-se de organizações privadas com objetivos públicos que não visam o lucro em suas operações, ou seja, tem como objetivo organizacional a produção de um bem coletivo (caracterizada pela adequada distribuição de renda).
A década de 70 marca o surgimento no Brasil da sociedade civil organizada no enfrentamento da pobreza e da exclusão social, Araújo citando Ioschpe conceitua Terceiro Setor como:
Conjunto composto de organizações sem fins lucrativos, cujo papel principal é a participação voluntária, fora do âmbito governamental, que dão suporte às práticas de caridades, da filantropia e do mecenato, voltadas para a garantia do direito de cidadania da sociedade. (ARAÚJO, 2006, p. 2 apud IOSCHPE, 2000, p. 26)
Ao Terceiro Setor se aplica o princípio da subsidiariedade, onde as funções públicas não exclusivas do Estado, tais como: saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente, ação social, segurança e outros, podem e devem ser desempenhadas pela sociedade, a partir deste princípio as Organizações Sem Fins Lucrativos habilitaram-se a prestar serviços na área social, diretamente à sociedade, dessa maneira, passaram a ser vista como solução das mazelas sociais no Brasil, substituindo o Governo na aplicação de políticas públicas.
Sem entrar em polêmicas sobre definir terminologias para as organizações que compõe este segmento, considera-se do Terceiro Setor àquelas instituições que não pertencem à estrutura do Estado e que não estão organizadas sob a forma de empresa privada, daí que para este estudo, será adotado como pertencentes ao Terceiro Setor ou sinônimas às denominações: Terceiro
...