Ponte de macarrão
Por: sidney_as • 28/4/2015 • Ensaio • 806 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
1. Introdução
2. Obetivos do trabalho e planejamento
3. Passo para construção da ponte de macarrão
3.1. Material Utilizado
3.2. Passo a passo da construção
3.3. Esboço do projeto da Ponte de Macarrão
3.4. Cálculos Utilizados
3.4. Descrição do procedimento
4. Conclusões
5. Referências Bibliográficas
1. Introdução.
Qual a real importância das pontes na humanidade?
De suma importância ao desenvolvimento dos municípios do Estado de São Paulo, por exemplo, do ponto de vista econômico e social, as estradas devem assegurar a entrada de insumos nas propriedades agrícolas, o escoamento da produção e o livre deslocamento das populações do meio rural.
Entretanto, nota-se que, ao longo dos anos, processos incorretos de construção e de manutenção foram empregados nestas vias, principalmente pela carência de informações técnicas por parte das Administrações Estaduais e Municipais.
O lastimável estado em que se encontram as estradas e pontes vicinais desestimula a permanência dos indivíduos nas comunidades rurais, visto que dificulta o trânsito, causando desconforto e insegurança aos usuários, além de elevar o custo do transporte para os produtores e os custos de manutenção para as prefeituras.
Ao longo dos anos, desde os primórdios, muito se conheceu no âmbito da física, o que nos diferenciou no tempo das antigas civilizações, que já em sua época dependia da construção de pontes.
A necessidade também mudou. Se outrora as pontes necessitavam suportar um número reduzido de pessoas, e talvez até alguns animais de carga, hoje, com a industrialização e cenário econômico, elas precisam sustentar, além de carros, toneladas e toneladas e caminhões portando produtor que alimentarão o mercado mundial, pedras que definirão o destino das construções de escolar e moradia de cada e todo cidadão.
Cálculos foram estudados e testados para que essas pontes suportem um peso ainda maior que seu próprio peso. Vide a treliça, agora imagine um caminhão cheio de pedras no meio de uma ponte de madeira. Sendo que o peso está todo concentrado no centro, a ponte não deveria ruir? Não, pois a função da treliça é distribuir todo o peso ao longo do material da ponte, tornando-a infinitamente mais resistente e segura, sendo a somatória de forças horizontais em si, nula.
Citando as pontes de madeira, alguém pode questionar, mas a madeira não se trata de um material pouco resistente? Em pequenas quantidades, e isolada, sim. Mas, seguindo fielmente os cálculos e manutenções, essas pontes, além de mudar o curso de vida de muitas pessoas, principalmente na zona rural, podem durar gerações a fio.
2. Objetivos do trabalho e planejamento
Construir uma ponte de macarrão, aplicando os conceitos e cálculos estudados em sala de aula e realizar testes de resistência em um torneio universitário.
3. Passos para a construção da PONTE DE MACARRÃO.
3.1. Material Utilizado:
? Macarrão espaguete Barilla número 7;
? Cola SuperBonder;
? Cola quente.
3.2. Passo a passo da construção. Ilustrações (fotos) da construção da ponte:
3.3. Esboço do projeto da Ponte de Macarrão:
3.4. Cálculos Utilizados:
Ao colocarmos um determinado peso na parte central da ponte, essa força (força peso) não age somente no local onde foi posta, mas é distribuída em toda
...