Ponte macarrao unip
Por: papada21 • 22/8/2015 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 644 Visualizações
U N I P
Universidade Paulista
Ponte de macarrão
Alunos:
Bruno Henrique Milone – B568IC-9
Daniela Evangelista Alves – B53FCB-9
José Carlos Carneiro de Sousa –B4950B-1
Lucas Filgueira Neves – B4975D-7
Marcio Roberto Peixoto Leite – B49012-8
Michel Filgueira Damasceno – B49589-8
Patricia Fernandes – B501197
Thiago Gonçalves Rodrigues Viana – B500DG-1
Sumário
1 – TEMA DO TRABALHO
2 – DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
3 – OBJETIVOS DO TRABALHO
4 – NORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE
5 – CONSTRUÇÃO
6 - CONCLUSÕES
1. TEMA DO TRABALHO:
O tema do trabalho proposto é a construção de uma ponte utilizando como matéria prima para sua estrutura macarrão e será testada a capacidade de sua carga máxima.
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
O macarrão utilizado é do tipo espaguete, da marca Barilla número 7. A cola utilizada é epóxi e durepox. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida
O trabalho foi realizado em grupo de 8 alunos da turma da sala 113D2. Foram feitos quatro reuniões na casa da Daniela nos dias 20/10/2012 (sábado), 24/10/2012 (quarta-feira), 27/10/2012 (sábado), 28/10/2012 (domingo) onde a equipe se reuniu para a construção da ponte.
3. OBJETIVOS DO TRABALHO:
O objetivo principal do trabalho proposto é a construção de uma ponte de macarrão, motivando os alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam aplicar conhecimentos básicos de física e matemática para resolver problemas de Engenharia.
4. Normas para a construção da ponte.
4.1 – A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
4.2 – A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 da marca Barilla e colas quente ou fria, ficando a escolha a critério dos componentes do grupo.
[pic 1]
4.3 – O peso da ponte (considerando a massa espaquete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 1000g (1 kg).
4.4 – No limite da massa prescrita (1000 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte, nem o peso da barra de aço para fixação da carga.
4.5 – A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.
4.6 – A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será amitida.
OBS.: Cada grupo indicará um ou mais de seus membros para a realização do teste de carga da ponte. Durante o teste de carga, os alunos deverão utilizar equipamentos de proteção para evitar acidentes no momento do colapso da ponte (luvas, óculos de proteção, etc.).
5. CONSTRUÇÃO:
Para realização dos cálculos, utilizamos o programa Ftools para gerar as medidas dos cálculos estruturais.
Imagem gerada pelo programa Ftools[pic 2]
Com os dados em mãos, realizamos os cálculos utilizando as fórmulas de tração e compreensão, definindo assim a quantidade de fios de cada barra.
Material utilizado para a construção da ponte.
Foi utilizado um pacote de macarrão marca Barilla número 7 com 500 gramas. Para a união dos fios e conexões das junções da ponte foi utilizado a cola da marca Promabond (epox) e Araldite, totalizando dois pacotes desta.
...