Ponte macarrao
Por: maximus03 • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 452 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Atividade Prática Supervisionada (APS)
Construção Ponte de Macarrão
Claudinei de França de Maria RA: c1095d0
São Jose do rio preto, São Paulo
23 de novembro de 2014
Objetivo
A competição de pontes de macarrão é bem conhecida no Brasil e no mundo, e consiste em testar os conhecimentos dos alunos acerca do estudo de forças. O projeto será submetido a um teste com pesos para saber o quanto seu material (macarrão do tipo espaguete) aguenta. A física nos surpreende mostrando que um material tão frágil consegue suportar pesos bem maiores que o seu próprio.
Desenvolvimento
Nesse projeto, pretende-se alcançar a marca de 02 kg aguentados por um protótipo de no máximo 1 kg.
Consultando projetos anteriores, podemos notar que existem vários designs diferentes para os projetos da ponte de macarrão.
Analisando algumas opções, optou-se pelo design mais utilizado nas competições anteriores e que tem maior índice de sucesso.
Analise do projeto
Após escolhido o design e obedecendo aos limites estabelecidos no edital para o projeto Ponte de Macarrão, tivemos seguimentos com dimensões e quantidade de macarrão aplicadas diferente. A marca de macarrão usada, seguindo as normas da competição foi o Spaghettoni Barilla nº 7.
Obviamente, como os segmentos de macarrão possuem tamanhos e espessuras diferentes, as forças aplicadas sobre os mesmos também serão diferentes, ocorrendo esforços de compressão e tração específicos para cada um deles.
Construção da Ponte
Materiais utilizados:
Macarrão Spaghettoni Barilla nº7
Cola Araldite
linha de costura (utilizados para firmar o macarrão durante o processo de secagem)
Régua
Cola DUREPOXI
Pincel
Lixa (utilizada para nivelar os segmentos de macarrão)
[pic 1]
Montagem
Para iniciar, foi montado o arco frontal da ponte, com segmentos de macarrão unidos por cola araldite e ligados uns aos outros.
Logo após foi realizada a parte traseira, idêntica à frontal.
Logo em seguida, foi colocado uma barra de aço para sustentação no meio da ponte, onde o peso será colocado na competição. Para segurar bem, foi colocado bastante cola araldite.
Projeto finalizado, após aplicação de cola DUREPOXI nos nós.
[pic 2]
Planilha
[pic 3]
Conclusão
O projeto foi realizado pelo grupo baseado em projetos de outros semestres da UNIP, e este modelo vem provando ser o mais eficiente ao longo dos anos. No inicio pareceu um desafio invencível, porém transcorreu sem enormes problemas.
Por meio dos estudos das forças, podemos ver na prática a aplicação da pura Engenharia, na construção de pontes e viadutos. Este projeto será levado como experiência para o 10º semestre, pois aprendemos que tudo depende de posicionamento e aplicação correta de forças.
Além disso, a construção de uma ponte feita de macarrão nos mostrou em dimensões menores, que nem sempre medidas perfeitas geram um projeto perfeito, e sim uma boa execução do mesmo. O trabalho nos proporcionou um grande aprendizado, pois, para a maioria, foi o primeiro contato prático com o assunto o qual queremos nos formar e seguir carreira.
...