Portfolio De Sistemas Operacionais
Monografias: Portfolio De Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayronmanoel • 13/3/2015 • 1.746 Palavras (7 Páginas) • 814 Visualizações
Cite 5 distribuições de linux, dizendo a origem e características para desktop e servidores;
Arch Linux
Lançado em março de 2002, desenvolvido por Aaron gtiffn e outros. O Arch é largamente baseado em torno de arquivos binários, que são classificados como i686 e x86_64.
É uma distribuição para usuários mais avançados, com total controle e habilidade de personalizar os softwares ao seu próprio gosto. Arch Linux vem como um sistema de base mínima (mas sólido), com muitos poucos recursos de desktop ou de servidor pré-instalado. Instalação do núcleo do Arch é uma base segura e capaz, este núcleo de instalação pode ser facilmente utilizada como base para um servidor Linux. Todo o software servidor popular ( Apache , MySQL / MariaDB , PHP , Samba , e muito mais) está disponível no repositório oficial, e ainda mais está disponível no AUR .
Ubuntu
Desenvolvido por Canonical Ltd e lançado em 20 de outubro de 2014 É provavelmente uma das distribuições de Linux mais populares que existem atualmente. É fácil de instalar, configurar, personalizar, fornece ótimos recursos que normalmente não possuíam antes do Ubuntu se tornar popular, além de ser atualizado a cada 6 meses com novos recursos e melhorias. A versão desktop do Ubuntu atualmente suporta as arquiteturas Intel x86 e AMD64. Se você deseja implantar uma nuvem OpenStack, um cluster Hadoop ou um nó de 50.000 render farm, Ubuntu Server oferece o melhor desempenho, por seu um sitema leve e bem seguro.
Linux Mint
Desenvolvido por Linux Mint Team, lançado 27 de setembro de 2006 é provavelmente um dos melhores distros para iniciantes, na maioria dos casos não requer qualquer utilização de linha de comando e uma interface com ênfase na parte gráfica. Sua interface gráfica é muito familiar para todos que estão acostumados com o OS X e Windows. O grande ponto negativo dessa distribuição é que, em nome da simplicidade, eles abriram mão de muitos softwares e drivers código aberto para utilizar alternativas de código fechado, O mint, como é focado em desktop, tem muitos softwares instalados (que consomem recursos), e apesar de ser ubuntu em sua raiz, não tem a estabilidade desejada para um servidor, afinal, até o ubuntu tem sua versão server, O mint debian é mais estável, porém usa os repositórios de teste, que podem gerar enormes dores de cabeça pra um administrador de sistemas.
Fedora
Inicialmente chamado de fedora Core, foi desenvolvido no projeto Fedora Propriedade da Red Hat, teve seu lançamento em 6 de novembro de 2003, com atualização a cada 6 meses, drivers e aplicativos (link is external), eles estão muito à frente. É rápido e estável. Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1 GHz de processamento e 256 MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos. Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com LibreOffice e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops, o que faz dele uma excelente opção para servidores.
Debian
O Debian foi lançado em 16 Agosto de 1993 por Ian Murdock, ao tempo estudante universitário, que escreveu o Manifesto Debian que apelava à criação de uma distribuição Linux a ser mantida de uma maneira aberta, segundo o espírito do Linux e do GNU. O Debian não é atualizado com tanta frequência, ou seja, normalmente podemos ver novidades nessa distro em ciclos maiores que 12 meses. Isso pode ser ruim para uns, mas é excelente para quem quer rodar um sistema operacional compatível com hardware desatualizado, porem procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 3 e o KDE 4.8 por padrão. O fato dele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores.
Kurumin
Inicialmente o seu desenvolvedor, Carlos E. Morimoto, deu início ao projeto apenas para fins de uso pessoal; porém, ao anunciar a sua criação no seu site, muita gente demonstrou interesse pelo projeto, o que incentivou Morimoto a levar o projeto adiante. Segundo o site DistroWatch, Kurumin era a distribuição Linux mais popular no Brasil.O nome kurumin vêm da Língua tupi-guarani, onde "curumim" significa “menino”, “criança”, em uma alusão a uma distribuição Linux mais leve e simples, para iniciantes no sistema. A letra k no início da palavra é uma referência ao Knoppix. O logotipo do Kurumin é um pinguim com aspecto infantil: pequeno, simpático e mais magro do que o Tux, o pinguim que representa o Linux em si. Outras características notáveis são o cocar e suas cores, que representam a Bandeira do Brasil. Kurumin é uma distribuição Linux destinada a desktops (neste caso, um sistema destinado a uso geral, que você pode usar para acessar a Internet, trabalhar, assistir filmes, jogar e fazer todo tipo de tarefas).
2. Quais são e explique os sistemas de arquivos adotado pelo linux;
EXT2 O sistema de arquivos ext2 é conhecido como "Second Extended FileSystem". Foi desenvolvido para ser mais "eficiente" que o sistema de arquivos "Minix", seu antecessor.
O Minix era muito utilizado nas primeiras versões do Linux, e foi utilizado por muitos anos.
O sistema de arquivos ext2 não possui journaling e foi substituído pelo ext3.
EXT3 O sistema de arquivos ext3 é uma versão do ext2 com suporte a journaling. Portanto, o ext3 tem as mesmas características do ext2, mas com suporte journaling.
Essa característica foi uma evolução e tornou o ext3 um sistema de arquivos muito estável e robusto.
Como no ext3 só foi adicionado o suporte a journaling, podemos converter um sistema de arquivos ext2 para ext3, adicionado suporte a journaling, e também podemos converter um sistema de arquivos ext3 para ext2, removendo o suporte a journaling.
REISERFS O sistema de arquivos ReiserFS foi criado recentemente. Mas atualmente quase todas as distribuições Linux o suportam.
Sua
...