Povo Haliti- Paresi Mato Grosso
Dissertações: Povo Haliti- Paresi Mato Grosso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvioo2 • 14/4/2014 • 316 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
1. Introdução
Aos longos dos tempos o povo Haliti – Paresi pratica esportes tradicionais na vida cotidiana, mas como passar do tempo a sociedade envolvente prejudicou a cultura do Haliti – Paresi. Hoje há um problema muito sério na parte do esporte indígena, por isso os Haliti – Paresi quer a revitalização do esporte tradicional, para continuar sempre preservando o esporte de geração a geração.Como no caso de cabeça-bol, os paresi antigamente praticava muito esse jogo, ele só é jogado com cabeça, até se apostavam os objeto para ser premio.
2. Justificativa
O esporte tradicional é importante para a valorização da identidade cultural povo Haliti – Paresi. Através deste projeto que a comunidade indígena fortalecerá os esportes tradicionais.
A comunidade entende o que o projeto “Esporte Tradicional” irá fazer com que os alunos indígenas valorizem cada vez mais os conhecimentos tradicionais.
3. Objetivo
Revitalização do esporte tradicional, através da escola incentivando os alunos a praticar cada vez mais os esportes do seu povo.
Propiciará comunidade Haliti – Paresi a importância da pratica do esporte tradicional.
Levar o conhecimento aos alunos Haliti – Paresi a importância aprender a confeccionar os instrumentos tradicionais.
Mostrar as regras dos esportes tradicionais aos alunos com as explicações dos idosos.
4.Metodologia
Para fazer a bola, é preciso retirar o látex de uma madeira conhecida como mangava brava. Depois, você pega uma frigideira para fazer um tipo pastelzinho logo em seguida, pega esse pastelzinho dobra ela e vai formar uma bexiga, tem uma camada em cima da tabua vai ser enrolando até formar uma bola.
5.Conclusão
Esse esporte é tradicional e só é praticado pelo Haliti-Paresi
que até hoje pratica apesar de já não ser praticados com tanto freqüência como antigamente. Ainda há a confecção da bola, mas poucas pessoas têm o conhecimento sobre como fazê-la. Com este projeto espera-se que os jovens sejam estimulados a continuar a praticar esporte e aprendam ma is com os idosos sobre a história e confecção da bola.
...