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Precedentes DEFINIÇÕES E ESQUEMAS

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Por:   •  7/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  230 Visualizações

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SUMÁRIO

1 SUMÁRIO ...............................................................................2

2 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

3 OBJETIVO........................................................................................................4

4 DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

4.1 IDENTIFICAÇÃO DOS CASOS DE USO E DIAGRAMAS...........................5-11

4.2COMBINAÇÕES POSSÍVEIS..........................................................................12

4.3 TELAS NECESSÁRIAS AO CADASTRO DAS INFORMAÇÕES.................13-14

4.4 METODOLOGIAS DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE...15

4.4.1 RAD.................................................................................................................15

4.4.2 SCRUM........................................................................................................16-17

4.4.3 RUP..............................................................................................................18-20

5 CONCLUSÃO...................................................................................................21

6 REFERÊNCIAS.............................................................................................22

2 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentado os conceitos fundamentais para a utilização de:

- Casos de Uso e Diagramas na ferramenta ASTAH.

- Telas para programa de cadastro.

- Metodologias de processo de desenvolvimento de software.

- Exemplos ilustrativos.

3 OBJETIVO

O objetivo dos casos de uso e diagramas, telas para programa de cadastro, metodologias de processo de desenvolvimento de software, são fundamentais e servem como meio de comunicação e discussão dentro de uma equipe de um futuro sistema. Isso pode ser feito para um sistema grande ou um pequeno trecho de software e a comunicação fica maior entre o cliente e o analista.

4DESENVOLVIMENTO 4.1 IDENTIFICAÇÃO DOS CASOS DE USO E DIAGRAMAS:

Na Engenharia de Software, um caso de uso é um tipo de classificador representando uma unidade funcional coerente provida pelo sistema, subsistema, ou classe manifestada por sequências de mensagens intercambiáveis entre os sistemas e um ou mais atores.

Por exemplo: o "login para o sistema", "registrar no sistema" e "criar pedidos" são todos casos de uso. Cada caso de uso tem uma descrição o qual descreve a funcionalidade que irá ser construída no sistema proposto. Pode "incluir" outra funcionalidade com seu próprio comportamento.

Durante o desenvolvimento da área de Engenharia da computação iniciada em meados da década de 80, vários autores sugeriram diversas técnicas para um processo mais rápido e eficiente de levantamento e validação de requisitos de sistemas de software.

Posteriormente foi incorporado à linguagem UML, que define um diagrama para representar graficamente os casos de uso e seus relacionamentos (Diagrama de caso de uso).

Os casos de uso devem ser identificados através de nomes curtos que identifiquem a sua atividade, para tal são usualmente utilizadas as formas verbais ativas.São usualmente representados por ovais com setas a indicar quais os utilizadores ou sistemas externos que interagem com eles.A criação destes diagramas deve ser feita de uma maneira completamente fechada.

DIAGRAMAS DE CASOS DE USO

Muitas pessoas introduziram os casos de uso via o UML, que não define padrões para o formato escrito, contudo a notação gráfica pode dar a visão geral mais simples de um caso de uso ou de um conjunto destes casos.Fornecendo um modo de descrever a visão externa do sistema e suas interações com o mundo exterior, representando uma visão de alto nível da funcionalidade do sistema mediante uma requisição do usuário.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO CASO DE USO

A utilização de casos de uso é uma técnica relativamente recente, mais flexível apoiado num formato novo e mais ágil para capturar requisitos de software que contrasta com a documentação extensiva e "monolítica" que tenta, mas falha em registrar todos os requisitos possíveis de um sistema antes deste começar a ser construído.

Os casos de uso podem ser facilmente adicionados e removidos do projeto de software assim que as prioridades mudam.

Entre as vantagens da utilização no processo de engenharia de requisitos incluem-se:

• A modelagem de um caso de uso (incluindo a sua especificação) é geralmente aceita como uma excelente técnica para a captura dos requisitos funcionais de um sistema.

• Desencorajam o design prematuro.

• Podem ser usados a base para o esforço de estimação, planeamento e validação.

ATRIBUTOS DOS CASOS DE USO

Caso de Uso Inclusão (Include)

Características:

• O caso de uso incluído é sempre abstrato.

• Representa uma fatoração explícita.

• A execução do caso de uso incluído é obrigatória.

• O caso de uso base depende do resultado retornado pelo caso de uso incluído.

• Nem o caso de uso base, nem o incluído, acessam os atributos um do outro.

• A inclusão é na essência um encapsulamento.

No exemplo a seguir, Identificar Cliente é um caso de uso incluído nos demais casos de uso base.

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