Principais Ensaios Mecânicos em Materiais
Por: Victor Botarro • 4/3/2022 • Relatório de pesquisa • 466 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
CARGAS ELÉTRICAS
Victor Hugo Botarro¹
RESUMO
Sabendo que o átomo é formado por uma estrutura atômica, composta por um núcleo, em que possui Nêutron, Próton e Elétron. A carga elétrica são partículas elementares que formam o átomo. Sua unidade é representada por Coulomb (C).
INTRODUÇÃO
Podemos determinar carga elétrica, como um conceito físico que determina as interações eletromagnéticas dos corpos eletrizados.
Os corpos formados por cargas elétricas, quando estão eletricamente neutros, estão em harmonia, contendo a mesma quantidade de prótons e elétrons. Podendo ser eletrizado em duas formas, positivamente, quando possui mais prótons que elétrons e negativamente, quando possui mais elétrons do que prótons.
PRINCIPAIS PRINCÍPIOS
Eletrostática
A eletrostática são cargas elétricas em repouso. E possui alguns princípios:
Conservação da carga elétrica: quando somada a carga elétrica de um sistema isolado é constante.
Quantização da carga elétrica: quando um múltiplo do valor da carga elétrica elementar. A carga do corpo é representada pela equação:
Q = n.e
Considerando:
Q: a carga elétrica total do corpo
n: o número de elétrons doados ou recebidos
e: a carga elementar (, chamada de carga elétrica elementar[pic 1]
Assim, funciona o processo de atração e repulsão de cargas elétricas.
Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem
🡨 + + 🡪[pic 2][pic 3]
🡨 - - 🡪[pic 4][pic 5]
Cargas elétricas de sinais diferentes se atraem
+ 🡪 🡨 +[pic 6][pic 7][pic 8]
- 🡪 🡨 -[pic 9]
Eletrização
Mesmo que o corpo, que inicialmente é neutro, fique eletricamente carregado, é necessário passar por um processo de eletrização, sendo eles:
Atrito: no momento em que há dois corpos neutros, com materiais diferentes e que estão em atrito, um deles ganha elétrons, adquirindo carga negativa e o outro perde elétrons, adquirindo carga positiva. Assim, os dois corpos ficam com módulos iguais, mas de sinais opostos.
Contato: considerando dois corpos condutores, quando um deles está eletrizado, em contato, a carga elétrica é redistribuída entre os dois, gerando equilíbrio eletrostático. O resultado é que há dois corpos com a mesma carga.
Indução: o processo de indução ocorre em três etapas, sendo elas:
- Ao se aproximar de um corpo eletrizado de uma base neutra, fazendo que neste corpo, há uma separação de cargas.
- Em sequência, conecta-se um condutor ao corpo neutro, ligando–o a terra, fazendo com que uma parte do condutor seja neutralizada.
- E por último, desconecta-se o corpo da terra, ficando eletrizado com a mesma carga, mas com sinal oposto das cargas do corpo usado para induzir a separação de cargas.
CONCLUSÃO
Podemos considerar que a carga elétrica determina como os corpos eletrizados irão se comportar. Assim, é possível observar que prótons e elétrons têm comportamentos elétricos opostos, em razão de suas propriedades.
...