Problemas De Saude Ligados A Computação
Dissertações: Problemas De Saude Ligados A Computação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maisacastro2013 • 19/11/2013 • 5.510 Palavras (23 Páginas) • 300 Visualizações
Índice
I- Introdução pág. 3;
II- Doenças causadas pelo mau uso do computador pag. 4;
1. Lesão Por Esforço Repetitivo (LER) pag. 4;
2. Tendinite pag. 4;
3. Tenossinovites pag.5;
4. Epicondilite pag.5;
5. Bursite pag.5;
6. Quervain pag.5;
7. Síndrome do Túnel do Carpo pag.6;
III - Doenças ósseas e articulares pag.6;
1. Artrose pag.7;
2. Desvios de Coluna pag.7;
3. Hipolordose e Hiperlordose pag.7;
4. Hipocifose e Hipercifose pag.7;
5. Escoliose pag.7;
6. Hérnia do Disco Intervertebral pag.8;
IIV- Doenças Oculares. pag.8;
1. Síndrome da visão do computador pag.8;
2. Olho Seco pag.8;
V- Estresse. pag.9;
VI- Trabalhando com computadores pag.9;
1. Dicas para evitar problemas de saúde ao usar o computador pag.9;
VII- Leis de proteção pag.11;
VIII- Problemas Psicológicos: Tecnoestresse pag.11;
1. Sintomas e quais os tipos de tratamento pag.12;
2. Por que viciamos? pag.13;
3. Vício em internet pode ter origem genética, diz estudo pag.13;
4. Caso de Vicio pag.14;
5. Clinicas de Tratamento pag. 14;
VIII- Conclusão. pag. 16;
Introdução
Resolver problemas de maneira rápida, eficiente, e com o menor esforço possível e uma utopia do homem. Assim, a busca de ferramentas para a automatização de tarefas tem sido o foco de várias pesquisas. Deste trabalho surge o computador, uma máquina que auxilia na obtenção de resultados.
Desde sua invenção, os computadores popularizaram-se, tomando hoje dimensões inimagináveis algumas décadas atrás. São encontrados em praticamente todos meios sociais, executando desde tarefas simples, como a comunicação entre pessoas em diferentes localidades, a tarefas que exigem uma enorme precisão de cálculos, como nos lançamentos de foguetes para fora do planeta.
Desta forma, tornou-se trivial sentar-se em frente a um computador e usufruir dos benefícios que ele tem a oferecer. Mas a comodidade se mostrou perigosa, no sentido em que a falta de atenção a pequenos detalhes quanto ao uso das máquinas acarreta em uma série de riscos a saúde das pessoas.
O uso excessivo e mal orientado do computador pode provocar problemas relacionados à visão, mente, músculos, articulações e postura; as chamadas doenças ocupacionais. Elas estão diretamente ligadas a modificação na saúde do indivıduo devido a atividade desempenhada por ele ou as condições de trabalho as quais ele está submetido.
Doenças causadas pelo mau uso do computador
Lesão Por Esforço Repetitivo (LER)
Também conhecido como Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) a LER, como o nome sugere, é causada pela repetição excessiva de movimentos e o uso inadequado das ferramentas de trabalho. Por uso inadequado podemos citar principalmente a má postura e a falta de alongamento antes e depois das atividades.
A LER existe? Porque há quem diga que nao?
Pelo fato de se definir a LER como um conjunto de doenças e não como uma doença específica. Quando alguém diz que tem LER, na verdade trata-se de uma tendinite, tenossinovite ou outro tipo de doença causada por esforço repetitivo.
A LER e classificada em três estágios:
1. Causa dor e cansaço nos membros afetados durante o período de trabalho. Os sintomas são amenizados nos fins de semana;
2. Dores mais fortes e recorrentes que não desaparecem com repouso;
3. Estado doloroso intenso com incapacidade funcional permanente ou não.
Para evitar a LER são recomendadas a prática de alongamento antes e depois das atividades, a postura correta ao trabalhar e ter pausas de tempos em tempos para descanso.
Tendinite
A tendinite é a inflamação de tendões provocada geralmente por esforços repetitivos.
Não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da informática, tornou-se uma importante doença ocupacional. Esta condição afeta pessoas que despendem muito tempo realizando uma mesma tarefa quer em trabalho quer em lazer. Os mais afetados são operários de linhas de montagem, que têm uma única tarefa ao longo de uma carreira de trabalho, e pessoas que utilizam demais o mouse de um computador.
Tendões são tecidos fibrosos, densos e resistentes, através dos quais os músculos se prendem aos ossos, e permitem a realização do movimento articular. O sufixo "ite" em Medicina, geralmente está associado à existência de inflamação. Assim sendo, tendinite significa inflamação do tendão. Como se trata de um termo extremamente popularizado, o termo "tendinite" foi consagrado pelo uso para se referir a qualquer processo doloroso que não apresente alterações ósseas ao exame de Raios-X.
Os sintomas da tendinite são variados, sendo os mais comuns a formação de edemas (inchaço), dor
...