Procedimento de Alinhamento de Correia Transportadora
Por: diogoafm • 4/8/2015 • Abstract • 397 Palavras (2 Páginas) • 1.904 Visualizações
Página 1 de 2
Alinhamento manual Correia
Verificação usual de desalinhamento e/ou atuação de sensores de desalinhamento.
- Verificar a estrutura externa ou se algum corpo estranho está forçando a correia. Nesse caso remover o corpo estranho e avaliar o alinhamento quando o equipamento voltar a funcionar.
- Verificar alinhamento dos roletes, se não
- Compensar no tensor apertando mais o lado da correia para que se deseja corra, de forma que fique centralizada. Pode-se tambem, dependendo da avaliação, destensionar o lado para o qual a correia correu. Para ambos os casos tensionar (ou destensionar) gradativamente, avaliando a resposta do equipamento.
- Alterar angulação dos roletes de forma gradual, sempre avaliando a resposta em funcionamento em vazio e com carga.
- Inspecione a estrutura de suporte sobre a qual a correia se apoia e procure por trechos arqueados, com peças faltando e chumbadores frouxos. Danos estruturais interferem no alinhamento adequado da correia. Se a estrutura de suporte estiver danificada, faça os reparos necessários antes de alinhar. A estrutura deve ficar aprumada ou nivelada horizontalmente de uma lateral a outra.
- Utilize uma chave de fenda ou chave inglesa para remover os parafusos que mantém a correia no lugar. Retire a correia do suporte e coloque-a reta no chão.
- Marque duas linhas paralelas de 3 m de comprimento no piso usando a fita crepe, uma de cada lado da correia. Centralize-a entre as linhas e meça a distância entre a extremidade da correia e a linha em ambos os lados. Meça em intervalos de 5 cm ao longo de todo o comprimento do segmento. Não deve haver mais do que um por cento de diferença entre as seções. Ajuste a curvatura ou a retidão da correia conforme as instruções do fabricante e recoloque-a no transportador.
- Ajuste as polias de modo que fiquem alinhadas com a estrutura de suporte. Já que funciona como guia para a correia, se a polia estiver desalinhada, ela vai descentralizá-la.
- Meça as seções transversais de cada parte da correia de um canto ao outro com uma fita métrica. As medidas devem ser as mesmas. Ajuste o nível horizontal da estrutura de suporte de modo que as medições dessas seções sejam as mesmas.
- Afrouxe os parafusos tensores próximos da polia no final da correia. Puxe o cabo de tração na polia para tirar as folgas. Tensione o cabo até formar um ângulo de 90 graus com a correia transportadora e, em seguida, aperte os parafusos tensores.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com