Processo Multidisciplinar De Auto Aprendizagem
Monografias: Processo Multidisciplinar De Auto Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: haslan • 11/6/2013 • 2.446 Palavras (10 Páginas) • 661 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução 4
A Gestão da Logística 5
Custo de Transporte 7
Intermodalidade ou multimodalidade 11
Controle de Estoques 0
Considerações Finais 0
Referências Bibliográficas 0
INTRODUÇÃO
A gestão da logística pode determinar o sucesso ou o fracasso ou qualidade de uma empresa.
Investimento na qualificação das pessoas envolvidas é igualmente estratégico, pois a qualificação e competência e indispensáveis para uma gestão eficiente e eficaz minimiza o custo e aumentar a produtividade em todas as áreas da cadeia de Suprimentos e Distribuição. Uma visão detalhada dos custos de Logística apresenta uma metodologia de como gerenciá-los, criando condições para competitividade num ambiente cada vez mais competitivo.
Custos de armazenagem: Os custos logísticos identificado nos estoques, inventários, fluxo de informação, planejamento operacional, embalagem, movimentação, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimento transporte e planejamento estratégico esses custos e muito significativo dentro da empresa. Entre outros as despesas do armazém aluguel, IPTU, água, luz, telefone, manutenção predial, material de escritório ,segurança, limpeza, recebimento/expedição, empilhadeira, conferente de estoque, gerencia.
A empresa que identifica valor real dos custos de armazenagem melhora uma tomada decisão ou imprevistos que pode ter custo adicional.
Custo de movimentação: o custo de movimentação agrega diretamente ao custo final de um produto, mas às vezes pode não elevar o valor do produto no mercado, sendo assim temos algumas vantagem que podem ser obtidas através de uso equipamento adequado em termos de números e características para movimentação, na mão de obra trocando trabalho braçal por equipamento mecânicos que reduz o tempo de movimentação, estrutura e acondicionamento do material e um transporte mais eficaz resulta em um índice de perdas menores. Um sistema de movimentação de materiais tendo recursos possibilita a redução do custo final de um produto.
Lista dos custos de movimentação e custo de armazenagem;
01. Custos - conceitos e aplicações;
02. Impacto no valor de compra e venda – mercado interno e externo;
03. Custos fixos e variáveis;
04. Componentes dos custos logísticos;
05. Formas de calcular o custo logístico
06. Principais custos Logísticos:
6.1. Estoque
6.2. Armazenagem
6.3. Equipamentos
6.4. Transportes
6.5. Seguros e taxas
6. Administrativos
6. Serviços logísticos
07. Fatores que afetam o cálculo e controle de custos;
08. Montando uma planilha de custos;
09. Análise técnica e operacional.
CUSTO DE TRANSPORTE
No plano nacional ou internacional, é considerado como um dos subprocessos mais relevantes da logística. Envolvendo o deslocamento externo do fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente, estando eles em forma de materiais, componentes, subconjuntos, produtos semi-acabados, produtos acabados ou peças de reposição. É o fator que na utilidade do tempo determina com que rapidez e consistência um produto move-se de um ponto ao outro.
Segundo Gurgel (2000, p398), os principais objetivos da qualidade do transporte estão associados aos objetivos finais da empresa; portanto, devem sertratados de modo a corresponder as expectativas previstas em termos de qualidade.
• Fazer com que o produto chegue ao seu destino final sem qualquer tipo de avarias;
• Cumprir os prazos previstos, evitando assim, transtornos ao cliente;
• Entregar a mercadoria no local certo, bem jcomo facilitar o processo de descarga para o cliente;
• Investir no aprimoramento dos processos, possibilitando, assim executar o processo de forma mais agil; e
• Reduzir os custos de entrega, levando-se em consideração a satisfação do cliente e os beneficios gerados para a organização.
Com uma correta utilização dos modos de transporte, muitas empresas conseguem um diferencial competitivo no mercado, como o elo entre o fabricante e o consumidor final, portanto isto precisa ser analisado cuidadosamente, analisando o seu impacto na apuração final dos Custo Logísticos Totais; As empresas devem sempres estar atentas os gerenciamento dessa funções, pois a sua eficiência está ligada à satisfação do cliente e à minimização dos custos.
Segundo Fleury (2004), a decisão de manter uma frota própria ou terceirizada, devemos considerar os aspectos custo, qualidade do serviço e a rentabilidade financeira das alternativas, ou seja, isto tem que dar retorno ao acionista. Segundo ele algumas caracteristicas contribuem para essa decisão, tais como o tamanho da operação, a capacitação interna, a competencia do setor, captação de cargas de retorno e o modal utilizado, pois se houver necessidade de um investimento muito alto, como em uma ferrovia ou dutovia, é preferivel terceirizar a operação.
Com operações proprias ou terceirizadas, devemos sempre buscar a otimização do transporte, por meio de economias de custos, exemplo; utilizando o frete de retorno, ferramentas de otimização (pesquisa operacional e computação), desenvolvendo rotas pro meio de ciclos fechados,
...