Processos de Usinagem e Fabricação Mecânica
Por: Henrique Ribeiro • 30/3/2017 • Projeto de pesquisa • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 1]
Fabricação Mecânica e Metrologia Aplicada
Curso: Engenharia Mecânica
Processo de Fabricação Mecânica
Nomes | Matrícula | Turma |
Deivid Willian das Neves Marcondes | C03AGG-4 | EP5P15 |
Felipe Aparecido Andrade Luiz | C06HEB-0 | EP5P15 |
Henrique Ribeiro | C2463E-1 | EP5P15 |
Prof.°: Ulisses Tiburcio
Bauru, SP
Segunda Feira, 18 de abril de 2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. METODOLOGIA 4
3.1 MATERIAIS 4
3.2 PROCEDIMENTO FRESA 5
5. CONCLUSÕES 9
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 10
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho teve a finalidade de apresentar noções básicas de um processo de fabricação e medição da rugosidade superficial através dos processos de fresamento e retifica.
O fresamento é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. O fresamento consiste na retirada do excesso de metal ou sobre metal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados.
Retificadoras são máquinas operatrizes altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos. A retificadora é amplamente utilizada nos dias de hoje e de vital importância para as linhas de produção. Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento da superfície. O sobre metal deixado para o processo de retificação é de ordem de 0,2 a 0,5 mm.
Para isso foi utilizado equipamento de usinagem sendo um fresa convencional e retificadora para a confecção da peça e o rugosímetro digital para coleta dos dados de rugosidade, para que fossem medidos os níveis de acabamento entre as faces da peça fresada e suas especificações técnicas de usinagem, seguindo as normas da ABNT.
Usinamos uma face da peça na fresa e a outra face foi usinada na retifica, em seguida foram efetuadas as medidas com o rugosímetro. Com os dados tabulados, desenvolvemos o relatório sobre este estudo.
Desse modo nota-se a grande importância de estudar e compreender o processo de fresamento e retifica. Buscando aperfeiçoar esse sistema para trazer menores custos para indústria.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os princípios básicos do funcionamento da fresadora e retificadora, e apresentar as rugosidades medidas em uma peça quadrada através do processo de fresamento e retifica, os tipos de movimentos e operações que podem ser realizadas e suas ferramentas.
3. METODOLOGIA
3.1 MATERIAIS
- Fresa convencional (Diplomat).
Ferramenta: Cabeçote de fresamento
- Retificadora convencional
Ferramenta: Pedra de rebolo (Desbaste)
- Rugosímetro Digital
Figura1: Fresa convencional
[pic 2]
Fonte: Elaborado pelo Autor.
Figura 2: Retífica convencional
[pic 3]
Fonte: Elaborado pelo autor
3.2 PROCEDIMENTO FRESA
Para usinar uma peça através do processo de fresamento, deve-se fixar a peça na morsa da fresadora, lembrando-se de deixar o comprimento necessário para usinagem. As fresadoras são capazes de executar diversos tipos de operações dependendo de sua configuração, acessórios e ferramentas.
Figura 2: Peça Fixada na morsa da fresadora[pic 4]
Fonte: Elaborado pelo Autor.
Usinar uma superfície plana é uma das operações mais simples e comuns na fresagem mecânica. É uma operação que pode ser executada em qualquer tipo de fresadora.
Ajustou-se o avanço adequado e a profundidade de corte ideal para não forçar a ferramenta de corte e obter uma boa usinagem. Em seguida, utilizou-se o rugosímetro para realizar as medições necessárias.
Figura 3: Rugosimetro
[pic 5]
Fonte: Elaborado pelo autor
3.2 PROCEDIMENTO RETIFICA
A retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças.
Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento de superfície. O sobremetal deixado para o processo de retificação é de 0,2 a 0,5 mm, porque a retificadora é uma máquina de custo elevado e seu emprego encarece o produto.
Mas, se o objetivo é produzir com dimensões exatas e menor rugosidade da superfície, recomenda-se, após o fresamento, o torneamento e a furação, dar acabamento às peças com emprego da retificadora.
Fixou-se a peça na placa magnética e aproximou–se rebolo da superfície a ser usinada, movimentando o cabeçote manualmente, mas sem tocar a peça, conforme figura.
Figura 4: Peça fixada na basse magnética
[pic 6]
Fonte: Elaborado pelo autor
Durante a retificação do rebolo, deve-se ter o cuidado de manter o fluido de corte cobrindo sempre área de contato da peça com o rebolo.
Quando o rebolo entrar em funcionamento, aciona-se o movimento da mesa de modo que o rebolo entre em contato com a parte mais alta da superfície do bloco.
Deu-se a profundidade de corte e regulou-se o valor do avanço transversal da mesa por passada. Esse valor depende da largura do rebolo.
Figura 5: Peça sendo retificada
...