Programação Automação Residencial Arduino
Por: gutopr_04 • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.490 Palavras (6 Páginas) • 308 Visualizações
GUSTAVO RODRIGUES RIBEIRO
VINICIUS DE SEIXAS ANDRADE
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPOSTOS PARA SUBSTITUIR O AÇO NOS VEÍCULOS DE PASSEIO
ETEP Faculdades
São José dos Campos - SP
2017
GUSTAVO RODRIGUES RIBEIRO
VINICIUS DE SEIXAS ANDRADE
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPOSTOS PARA SUBSTITUIR O AÇO NOS VEÍCULOS DE PASSEIO
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Engenharia Integrada, da ETEP Faculdades, com intuito de avaliação e capacitação para o desenvolvimento de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador: Paulo Ruggero Luiz Bissoli
ETEP Faculdades
São José dos Campos – SP
2017
Resumo
O aço é responsável pela maior parte do peso dos carros na atualidade, apesar de serem bastante eficientes. Pensando neste fato, este trabalho apresenta um estudo da aplicação do material composto em substituição do aço nos carros atuais, visando diversas melhorias através da diminuição do peso.
O material composto, por sua vez, é formado pela união de dois ou mais materiais diferentes, tornando-se mais resistente e menos pesado que diversos outros materiais.
Atualmente, a indústria aeronáutica faz muito uso deste tipo de material graças a suas especificidades exclusivas, agregando melhor desempenho das aeronaves.
Abstract
Steel is the responsible for most of the weight of cars today, though their efficiency. Thinking on this fact, this work presents a study of the application of the composite in substitution of the steel in the current cars, aiming at several improvements through the reduction of the weight.
The composite, in its turn, is formed by the union of two or more different materials, making it more resistant and les heavy than several other materials.
Nowadays, the aeronautical industry uses a lot this type of material, thanks to its unique specificities, adding better performance of the aircraft.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 Objetivo 6
1.2 Premissas do projeto 6
1.2 Justificativa 7
2 REVISÃO DA LITERATURA 8
3 CRONOGRAMA 10
4 ESTRUTURA ANÁLITICA DO PROJETO (EAP) 11
5 METODOLOGIA 12
1 INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios das montadoras de carros, é conseguir aliar alta potência com baixo consumo de combustível. A melhor maneira para se conseguir ambos, é diminuindo o peso total dos carros, mas obviamente, esta diminuição de peso deve ocorrer sem que o carro se torne mais frágil ou inseguro, ou seja, deve-se procurar maneiras de substituir os materiais do qual são feitas as peças do carro para materiais mais leves e igualmente ou até mais resistentes.
Pensando nesta grande dificuldade, nos propusemos a tentar achar uma solução que consiga resolver este problema, substituir o aço presente nos carros, por materiais compostos.
O grande desafio, é conseguir fazer com que esta substituição valha a pena financeiramente, já que os materiais compostos possuem um custo bastante elevado quando comparado ao aço.
Objetivo
O objetivo deste projeto é avaliar a aplicabilidade de materiais compostos em substituição do aço nos veículos de passeio, tendo como principal meta, uma grande diminuição do peso total dos carros.
1.2 Premissas do projeto
- Aumento do preço final do carro devido à diferença no preço de uma peça de aço e de material composto.
- Aumento do tempo de produção dos carros devido à alta velocidade de produção de uma peça de aço em relação a uma peça de material composto.
- Diminuição do peso total do carro
1.2 Justificativa
O aço representa em torno de 56% do peso total do carro, logo, conseguir realizar a troca de peças de aço por peças de material composto, iria significar uma grande diminuição no peso total dos carros, já que o material composto pode pesar até 8 vezes menos que o aço, podendo alcançar melhorias como redução do consumo de combustível, maior potência, redução no desgaste de peças como pneus, amortecedores, discos de freio e rodas.
Este projeto é de interesse de todas as montadoras, assim como usuários de carros de todo o mundo.
REVISÃO DA LITERATURA
O desenvolvimento de uma suspensão de lâminas de material composto tendo área de seção transversal constante, onde o nível de estresse em qualquer ponto da suspensão é considerado constante devido ao tipo parabólico da espessura da mola, provou ser muito eficiente.
O estudo demonstrou que materiais compostos podem ser usados em suspensão de lâminas para veículos leves e atender aos requisitos, juntamente com economia substancial de peso.[...]
[...] Um estudo comparativo foi realizado entre suspensão de lâmina feitas de aço e de material composto em relação ao peso, custo e força. A partir dos resultados, é observado que suspensão de lâmina feita de material composto é mais leve e mais econômica que a convencional suspensão de lâminas feita de aço com especificações de desing semelhantes. Suspensão de lâminas de material composto reduz o peso da em 85% para o composto E-Glass/Epoxy, sobre a suspensão convencional de aço.
...