Programa 5S
Ensaios: Programa 5S. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 532mauricio180 • 17/2/2015 • 2.051 Palavras (9 Páginas) • 332 Visualizações
MECATRÔNICA INDUSTRIAL
PROGRAMA DE QUALIDADE 5 “S’
Nome dos alunos: João de Souza
Maurício de Oliveira
Prof°: Adalberto Soares Júnior
Histórico dos 5S
No Japão pós-guerra faltava tudo: alimentos, roupas, moradia, trabalhadores, máquinas, equipamentos, materiais, dinheiro e métodos de gestão. Não podia haver nenhum tipo de desperdício. Uma foto da época mostra uma plantação de batatas feita no antigo jardim em frente ao prédio parcialmente destruído do Ministério do Exterior.
O "Programa 5S" ou "Técnica dos 5s" foi concebido por Kaoru Ishikawa, um dos gurus da qualidade, em 1950 no Japão, ao regressar de uma viagem dos Estados Unidos. Provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz quanto na reorganização das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. Devido as suas características de gestão quase doméstica, ela passou a ser conhecida como técnica de housekeeping.
No Brasil este programa foi formalmente lançado em 1991 através da Fundação Christiano Ottoni. No inicio de sua aplicação apenas os três primeiros "S" eram abordados, tendo sido incorporado depois o quarto e o quinto “S”. Hoje no Brasil ela é encontrada desde as pequenas, médias e grandes empresas.
Introdução
“5S” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada ficou conhecida como “Housekeeping”. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários, o mesmo deve ocorrer com relação a organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia. O caminho prático é a implantação dos 5Ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova.
A denominação “5S” é devido as cinco palavras iniciadas pela letra “S”, quando pronunciadas em japonês.
São elas:
SEIRI – Utilização
SEITON – Arrumação, Ordenação
SEISO – Limpeza
SEIKETSU – Padronização
SHITSUKE – Disciplina
OBJETIVO
O objetivo principal do 5S é melhorar a qualidade de vida das pessoas, construindo um ambiente saudável e acolhedor para todos. Este objetivo somente será alcançado se todos nós vivermos alguns valores básicos como respeito a cada pessoa, trabalho em equipe, qualidade e excelência no trabalho, responsabilidade, organização e empenho, defesa da vida, satisfação e alegria de todos.
O novo cenário mundial tem motivado empresas para avaliarem sua postura em relação ao consumidor, isto é, aos seus clientes, sejam internos ou externos. Os requisitos de Qualidade Total (qualidade intrínseca, custo, entrega, segurança e moral) são fatores críticos para a sobrevivência das empresas diante deste cenário e junto com a visão da qualidade total há o programa 5S.
PROGRAMA 5S
SEIRI SENSO DE UTILIZAÇÃO
Seiri significa separar o necessário do desnecessário.
Manter no loca de trabalho apenas o que você realmente precisa e usa, na quantidade certa.
Refere-se a identificação, classificação e remanejamento dos recursos que são úteis ao fim desejado. Refere-se a eliminar tarefas desnecessárias e desperdícios de recursos, inclui uma utilização correta dos equipamentos para um aumento do tempo de vida destes.
Não deve haver excessos de materiais, equipamentos ou ferramentas no local de trabalho.
Devemos lembrar de manter somente o necessário ocupando espaço. Isso se aplica a todos os aspectos do ambiente do trabalho: mesas, gavetas, armários, etc. Não ache que jogar fora é desperdício, nem de descartar algo achando que poderia precisar daquilo algum dia. O material deverá ser enviado à áera de descarte.
Procedimentos:
1 - Analisar tudo o que está no local de trabalho.
2 - Separar o necessário do que é desnecessário.
3 - Verificar utilidade de cada ítem perguntando agrega valor?
4 - Manter estritamente o necessário.
Resultado:
Sem bagunça, melhora a produção.
SEITON
SENSO DE ORDENAÇÃO
Seiton significa a arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso.
Refere-se a disposição dos objetivos, comunicação visual e facilitação do fluxo de pessoas, com isto há diminuição do cansaço físico, economia de tempo e facilita a tomada de medidas ermegenciais.
O primeiro passo é definir um lugar para as coisas.
O segundo passo é como guardar as coisas.
O terceiro passo é obedecer as regras.
Cada coisa tem que ter
...