Programaçao Agil - XP
Ensaios: Programaçao Agil - XP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: feliph73 • 7/12/2014 • 1.288 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
Programação ágil – Extreme Programming – XP
A constante necessidade de se obter resultados favoráveis na economia mundial tem obrigado a indústria a reunir esforços para dinamizar o seu processo produtivo. O Extreme Programming – uma metodologia ágil, que visa um rápido desenvolvimento, atende às reais necessidades do cliente e, ainda, permite modificações, à medida que novas necessidades apareçam.
Extreme Programming (XP) é uma metodologia de desenvolvimento de software que se destina também a melhorar a qualidade do software e a capacidade de resposta à evolução das necessidades dos clientes.
Com XP, um projeto de desenvolvimento de aplicativo é realizado em pequenos incrementos. Você pode implementar o aplicativo parcial, que deverá permitir que as pessoas executem algum nível de trabalho, mesmo que o aplicativo ainda não faça tudo que você pretende para ele no fim.
O Extreme Programming é um modelo de desenvolvimento de software, criado entre 1996-1997, por Kent Bech, no Departamento de Computação da montadora de carros Chrysler. O XP é um conjunto bem definido de regras, que vem ganhando um grande número de adeptos por oferecer condições para que os desenvolvedores respondam com eficiência a mudanças no projeto, mesmo nos estágios finais do ciclo de vida do processo.
Valores
XP se baseia em quatro valores para guiar o desenvolvimento:
Comunicação - busca manter o melhor relacionamento possível entre clientes e desenvolvedores, preferindo conversas pessoais a outros meios de comunicação.
Coragem - Sabe-se que não são todas as pessoas que possuem facilidade de comunicação e têm bom relacionamento interpessoal, este princípio também dá suporte à simplicidade, pois assim que a oportunidade de simplificar o software é percebida, a equipe pode experimentar e buscar novas soluções, além disso, é preciso coragem para obter e cobrar constantemente um feedback do cliente.
Feedback - A prática do feedback constante significa que o desenvolvedor terá informações constantes do código e do cliente. A informação do código é dada pelos testes constantes, que indicam os erros tanto individuais quanto do software integrado.
Simplicidade - entende-se como simplicidade, a busca do objetivo de implementar o software com o menor número possível de classes e métodos. Outra ideia importante deste princípio é procurar implementar apenas requisitos atuais, evitando assim adicionar funcionalidades que podem ser importantes apenas no futuro. A aposta da XP é que é melhor fazer algo simples hoje do que implementar algo complicado hoje que talvez não venha a ser usado.
Princípios básicos
Feedback rápido: Quanto mais demorado o retorno, menor o aprendizado produzido por ele.
Simplicidade assumida: Desenvolver a solução mais simples que possa funcionar. Não construir complexidade desnecessária.
Mudança incremental: Grandes mudanças tendem a não funcionar: os problemas são normalmente resolvidos com uma série de pequenas mudanças naquilo que faz diferença.
Aceitar mudanças: A mudança é inevitável. Ao invés de combater a mudança, aceita-la como normal e saudável para o projeto.
Trabalho de qualidade: Se as pessoas que estão no projeto não gostam da qualidade do trabalho que estão fazendo, a tendência do projeto e fracassar
Principais práticas da Extreme Programming (XP)
Planejamento - Define o que é ou não necessário ser feito no projeto. A XP baseia-se em requisitos atuais para desenvolvimento de software, não em requisitos futuros.
Entregas Frequentes - Baseiam-se no desenvolvimento de um software simples, e conforme os requisitos aparecem, há a atualização da versão do software. Cada versão entregue deve ter o menor tamanho possível, contendo os requisitos de maior valor para o negócio. É recomendado que as versões devem ser entregues a cada mês, ou no máximo a cada dois meses, aumentando a possibilidade de feedback rápido do cliente.
Metáfora - São as descrições de um software sem a utilização de termos técnicos com o objetivo de guiar o desenvolvimento do software com a maior transparência possível para o cliente.
Projeto simples - O software desenvolvido de acordo com a metodologia XP deve ser o mais simples possível e satisfazer os requisitos atuais, sem a preocupação de requisitos futuros. Eventuais requisitos futuros devem ser adicionados assim que eles realmente existirem.
Testes - A Extreme Programming (XP) prioriza a validação do projeto durante todo o processo de desenvolvimento. Os desenvolvedores implementam o software criando primeiramente os testes.
Programação em pares - A implementação do código é feita em dupla, ou seja, dois desenvolvedores trabalham em um único computador. Procurando identificar erros sintáticos e semânticos, pensando estrategicamente em como melhorar o código que está sendo implementado. Esses papéis podem e devem ser alterados sempre que possível.
Refatoração - Focaliza a lapidação do projeto do software e está presente em todas as etapas do desenvolvimento. A refatoração deve ser feita sempre que possível, buscando principalmente simplificar o código atual sem perder nenhuma funcionalidade.
Propriedade coletiva - O código do projeto pertence a todos os membros da equipe. Isto significa que qualquer pessoa que percebe que pode adicionar valor a um código, mesmo que ele próprio não o tenha desenvolvido, pode fazê-lo, desde que faça os testes necessários e não prejudique as funcionalidades atuais. Isto é possível
...