Programação Básica Em C ++
Artigo: Programação Básica Em C ++. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ponvec • 10/9/2014 • 12.958 Palavras (52 Páginas) • 256 Visualizações
Next: 2 Tópicos Avançados Up: Linguagem C++ - Notas Previous: Linguagem C++ - Notas
1 Programação Básica em C++
Estas notas de aula apresentam os conceitos básicos da Linguagem C++ e se propõe a abordar apenas o que é importante para a compreensão básica de programas de computadores. Assim, conceitos de C++ como objetos, classes, templates e outros conceitos relacionados à programação orientada a objetos não são abordados aqui.
1 Programas C++
Essencialmente, um programa C++ consiste de uma ou mais partes chamadas funções1. Além disso, um programa em C++ deve definir pelo menos uma função chamada main. Esta função marca o ponto de início de execução do programa.
Programas C++ tem a seguinte estrutura geral:
#include iostream$" src="notas-img2.png" border="0"
using namespace std;
definição de constantes
funções
int main()
{
declaração de variáveis
....
sentenças
....
}
1.1 Sentenças: simples e compostas
Cada instrução em C++ é chamada de sentença. Sentenças simples são terminadas com um ponto e vírgula. Usando chaves, podemos agrupar sentenças em blocos, chamados de sentenças compostas.
Exemplos de sentenças incluem:
Simples:
x = 3;
Composta:
{
i = 3;
cout << i << endl;
i = i + 1;
}
O corpo da função main() é um exemplo de sentença composta.
1.2 Variáveis em C++
Uma variável é uma informação que você pode usar dentro de um programa C++ . Esta informação está associada com um lugar específico da memória (isso é feito pelo compilador). O nome da variável e o endereço da memória onde a informação está armazenada estão associados. O nome e o endereço não mudam. Mas, o valor da informação pode mudar (o valor do que está dentro da caixa pode mudar, embora o tipo seja sempre o mesmo). Cada variável tem um tipo associado. Alguns tipos de variáveis que discutiremos incluem int, char e float.
Cada variável usa uma determinada quantidade de armazenamento em memória. A maneira como sabemos quantos bytes são utilizados é pelo tipo da variável. Variáveis do mesmo tipo utilizam o mesmo número de bytes, não interessando qual o valor que a variável armazena.
Um dos tipos utilizados para armazanar números é o int. Ele é usado para armazenar números inteiros.
Outro tipo é o char, usado para armazenar caracteres. Um caracter é um símbolo (uma letra do alfabeto, um dígito, um símbolo de pontuação, etc). Um char é armazenado em 1 byte de memória. Cada caracter é associado com um valor entre 0 e 255. O compilador C++ faz a tradução para você, portanto você não precisa saber estes números. Em C++ , um caracter é representado entre apóstrofes ('). Por exemplo, 'C', 'a', '5', '$'. Note que '5' é um caracter, e não o inteiro 5.
A figura acima mostra como um int e um char são armazenados na memória.
Outro tipo existente é o float, usado para armazenar números reais (números com o ponto decimal). Este números são armazenados em duas partes: a mantissa e o expoente. Eles são armazenados de uma maneira que se assemelha a notação exponencial. Por exemplo, o número é escrito como . Neste caso, a mantissa é 6.023 e o expoente 23.
Estes números são armazenados de uma forma padrão, tal que a mantissa tem apenas um dígito para a esquerda do ponto decimal. Desta forma, 3634.1 é escrito como 3.6341e3, e 0.0000341 é escrito 3.41e-5. Note também que a precisão é limitada pela mantissa. Somente os 6 dígitos mais significativos são armazenados. Em Code::Blocks um float ocupa 4 bytes de memória. Há muitos outros tipos ( short, long, double), que serão descritos no futuro.
1.3 Definição de Variável em C++
Se você usa variáveis no programa, você deve defini-las. Isto envolve especificar o tipo da variável e o seu nome. As regras para formar nomes de variáveis em C++ são:
qualquer sequência de letras, digitos, e '_', MAS DEVE COMEÇAR com uma letra ou com '_'. Por exemplo, hora_inicio, tempo, var1 são nomes de variáveis válidos, enquanto 3horas, total$ e azul-claro não são nomes válidos;
Maiúsculas Minúsculas;
Não são permitidos nomes ou palavras reservadas da linguagem.
Tabela 1: Palavras Reservadas da Linguagem C++
auto break case char const continue
default do double else enum extern
float for goto if int long
main register return short signed sizeof
static struct switch typedef union unsigned
void volatile while
É sempre uma boa idéia ter certas regras (para você mesmo) para nomear variáveis para tornar o programa mais legível:
Dê nomes significativos as variáveis (mas não muito longos);
Use nomes de variáveis do tipo i, j, k somente para variáveis tipo contadores;
Pode-se usar letras maiúsculas ou '_' para juntar palavras. Por exemplo, horaInicio ou hora_inicio. Use o que você preferir, mas SEJA CONSISTENTE em sua escolha.
Os tipos básicos de dados existentes
...