Programação Ladder - máquina De Café
Casos: Programação Ladder - máquina De Café. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danmmedeiros • 22/4/2014 • 463 Palavras (2 Páginas) • 1.320 Visualizações
Simulação
Após implementado o Ladder para a máquina de café e setadas as entradas e saídas, obteve –se a tela a simulação abaixo:
Figura 1: Tela de simulação e entrada Power_Up ativada
A tela cima representa o botão de energia, quando o mesmo se encontra setado, a máquina de café fica em estado Iddle, aguardando uma nova entrada.
Na sequência, foram “inseridas” moedas, ou seja, a entrada Input_Coin foi setada e a sáida Moedas_Inseridas foi ativada, obtendo-se a tela abaixo:
Figura 2: Entradas Power_Up e Input_coin ativadas e estado Moedas_Inseridas
Após a inserção de moedas, era verificado o valor inserido, ou seja, a entrada Right_Amount ou a entrada Return_Coin eram ativadas, a primeira no caso do valor estar correto e a segunda no caso do valor não estar correto.
No caso do valor estar errado, a entrada Return_Coin é ativada e a máquina de café volta para o estado Iddle:
Figura 3: Máquina de café retornando ao estado Iddle devido à um valor errado de moedas
Já no caso do valor estar correto, a máquina de café passa para o próximo estado, como mostra a figura abaixo:
Figura 4: Entrada Right_Amount e estado Escolha
Nessa etapa a entrada Input_Coin deveria ser resetada manualmente, visto que ocorreriam erros na parte adjacente da simulação. Por se tratar de uma simulação, a entrada seria resetada manualmente, porém, com um CLP e sensores num caso real, o próprio sensor seria responsável por resetar a entrada Input_Coin.
Seguindo a programação, haviam duas possibilidades de estados: devolução de moedas (Return_Coin2) ou preparação do café (Buttom_Push). Se ativada a entrada Return_Coin2 a máquina de café retornava para o estado Iddle, como mostra a figura abaixo:
Figura 5: Entrada Return_Coin2 e estado Iddle
Se fosse setada a entrada Buttom_Push, a máquina passa para o estado “Fazendo Café”:
Figura 6: Entrada Buttom_Push e estado Café
Em seguida, duas ações são possíveis: a máquina possuir copos ou não possuir copos. No caso de possuir copos, o café é servido, o copo retirado e a máquina volta para o estado Iddle:
Figura 7: Entrada Copo_Removido ativada e estado Iddle
Se não houvessem copos na máquina, a mesma entra em estado de manutenção, como mostrado na figura abaixo:
Figura 8: Entrada Sem_Copos ativada e estado Servico
Este estado mostra que a máquina de café está em manutenção, e para que a manutenção termine, o botão reset deve ser acionado pela entrada Reset_Button:
Figura 9: Reset_Button ativado e estado Iddle
Com o incremento dessa programação para uma máquina de café, foi possível compreender o funcionamento de um diagrama de transição de estados, bem como
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