Projeto De Pesquisa
Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Pesquisa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mendesfs • 23/5/2014 • 3.613 Palavras (15 Páginas) • 327 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Esse projeto foi desenvolvido através de pesquisa fundamentada, tomando como base o Colégio Tarcilia Evangelista de Andrade.
A crescente participação e influência dos meios de comunicação na cultura de nossa sociedade trouxe profundas modificações no modo com que as crianças e adolescentes se relacionam com o mundo. O presente trabalho busca refletir sobre essas mudanças, mostrando como elas vêm alterando o ambiente educacional, particularmente o Colégio Tracilia Evangelista de Andrade, e seus diretores. Objeto de intervenção deste estudo. Para tanto, discute-se o novo campo surgido na inter-relação entre a Comunicação e a educação.
1.TEMA:
“ ESTÁ COMPROVADO: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTA UMA DESORDEM ” (Hermes José Novakoski).
O filósofo Hermes Novakoski comenta que “sem educação, as pessoas passam a pensar o que os meios de comunicação querem. Quem asssiste novelas da Globo em sua maioria pensam que é mundo real. Mentira! Isso é ficção e se torna real porque as pessoas que assistem fazem tal e qual”. Ele ainda fala : “Esqueci que as pessoas que não foram alfabetizadas não sabem ler. Mas sabem ver novelas”.
2. PROBLEMA:
Em que caos vivemos, atualmente?
Desordem! É essa a palavra correta?
Talvez sim, para muitas pessoas que se propõem a pensar sobre o mundo em que vivemos, tecnologias se renovando a cada minuto, a era da convergência, tudo rápido: grande quantidade de informação, a ficção científica ao alcance de nossos dedos... Quais as mudanças, comportamentos, desdobramentos culturais que já se estabeleceram, e quais estão por vir? É nesse primeiro exercício que as idéias nos levam a uma primeira sensação de caos e ao mesmo tempo comentamos a falta de educação!
Em um segundo momento, temos a sensação de que o conhecimento científico pode nos trazer alguma ordem para esse cenário. Logicamente não pretendemos discursar sobre os diversos campos científicos e os caminhos da humanidade, mas acreditamos que no campo das comunicações há uma compreensão particular para este novo mundo. E mais particularmente para o que nos interessa aqui: como a escola está enfrentando estas mudanças e como poderia realmente contribuir com ações que nos direcionassem para uma sociedade melhor?
Veja que estamos diante de uma dicotomia . O Filósofo Hermes Novakoski fala da falta de educação nas escolas e no ambiente familiar. O Brasil tem uma péssima tradição de reprovar ou, “expulsar” das escolas as crianças com dificuldades de aprender.
3. JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem a sua justificativa apoiada em duas razões: uma de natureza científica e outra de natureza acadêmica. É importante considerar que a prática de ensino exerce a função de disciplina integradora no currículo do aluno . Em primeiro lugar, este busca dar viabilidade a que a instituição disponha de meios modernos, ágeis e de fácil acesso a informações já disponíveis na instituição, mas que, de um lado precisam ser disseminadas no lar do próprio aluno, ao tempo em que catalogadas e disponibilizadas com segurança. Por outro lado, esta informação de alto valor para o incremento na vida do estudante, necessita de meios de transmissão adequados, tanto para uso interno como externo. Ademais outros recursos já devem existir na instituição - equipamentos capazes de plena utilização.
É no espaço da prática de ensino que se verifica o grau de participação, análise da classe, domínio e organização do conhecimento a ser lecionado nos diversos graus de ensino e nas diferentes realidades existentes. Trata-se de uma interação com o aluno da escola em questão e o estagiário, e com o conteúdo específico na ótica do ensino. As novas tecnologias são uma promessa importante, mas nem sempre produzem os resultados que anunciam, e este é um terreno fértil para grandes propostas, programas caros, e poucos resultados.
4. DELIMITAÇÃO:
A educação brasileira esta uma desordem.
5. OBJETIVOS:
5.1 Objetivos Gerais:
O projeto tem o objetivo de sintonizar o ensino como um todo e a prática pedagógica, possibilitando que os estágiários exponham seu modo de pensar e auxiliem os alunos especificamente no ensino médio e fundamental.
5.2 Objetivos Específicos:
Incentivar a formação de professores para a educação básica familiar ;
Valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;
Promover a melhoria da qualidade da educação como um todo;
Promover a articulação integrada da Educação Superior com a Educação Básica do Sistema Público, em proveito de uma sólida formação docente inicial;
Estimular a integração do professor e pais de alunos de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública;
Elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à assistência social e comunitária;
Fonecer experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação;
Valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção
...