Projeto Integrador do módulo de Processos Industriais
Por: ALEX PEREIRA COSTA • 7/3/2017 • Artigo • 2.338 Palavras (10 Páginas) • 1.247 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ENIAC
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TCM - Trabalho de Conclusão de Módulo
Projeto Integrador do módulo de Processos Industriais
Guarulhos
2016
TCM - Trabalho de Conclusão de Módulo
Projeto Integrador do módulo de Gestão da Qualidade
Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para conclusão do módulo Gestão da Qualidade do curso de Engenharia de Produção.
Orientador: Prof. Douglas Merlin
Guarulhos
2016
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho à nossa família, ao Sr. Jose que nos deu suporte com as informações sobre sua empresa, aos amigos que nos incentivaram durante o processo e aos professores que nos deram todo o suporte necessário.
AGRADECIMENTOS
Os integrantes deste grupo agradecem primeiramente a Deus, aos professores do Eniac por ter-nos orientado para a realização deste projeto e a nossa família que sempre nos apoia em todos os momentos.
EPÍGRAFE
"Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso."
Henry Ford
RESUMO
Para a realização do projeto proposto pela faculdade ENIAC aos alunos do 6º semestre, no módulo de Processos Industriais, escolheu-se uma empresa que pudesse oportunizar a aplicação de conceitos aprendidos em sala de aula, pesquisa e experimentos na pratica do cotidiano, nas dificuldades encontradas pelos colaboradores em suas tarefas produtivas, partindo sempre do princípio de que com a ajuda da automação pode-se obter níveis satisfatórios de segurança, qualidade e produtividade.
Dentro de diversas atividades efetuada pela empresa, escolheu-se a opção que possibilitou a realização de uma análise antes do procedimento, estudar diversos tipos de sugestões, a fim de escolher a melhor opção de automação para o processo. A atividade escolhida foi o corte de barras metálicas, que atualmente é realizada de forma totalmente manual, desta forma, colocando em questão os níveis de capacidade em diversos sentidos do operador que executa determinada função, deixando margens para eventuais erros humanos, que pode variar em ser um simples dimensional não conforme, até mesmo a perca de um membro do corpo humano.
Sumário
1. Introdução 8
2. Fundamentação Teórica 9
2.1 Automação 9
2.2 Principais objetivos da automação industrial são: 10
2.3 Componentes da automação 11
3. Metodologia 12
4. Estudo de Caso 13
4.1 Apresentação do processo 14
4.2 Plano de Ação (FMEA) 14
4.3 Apresentação da proposta de melhoria 15
4.4 Comparação entre os Processos 16
4.5 Fluxograma com automação 17
4.6 Resultados e custos da implantação (Payback) 18
4.7 Cronograma de Gantt 18
5 Considerações 19
Introdução
No decorrer dos anos a arte de produzir bens de consumo vem evoluindo de acordo com a tecnologia e globalização, desta forma, atendendo diversos tipos de público em locais e segmentos distintos. Nos primórdios da manufatura os processos eram realizados de forma artesanal, onde as pessoas produziam apenas os bens para o próprio consumo, com a chegada da globalização os povos começaram a interagir de forma mais intensa proporcionando entre eles a troca de bens e informações, dá-se então o surgimento de uma nova era, na qual as pessoas não produziam apenas para sobreviver. Partindo dessa premissa, as formas tradicionais que eram artesã e agrícolas dão espaço ao início da era industrial, onde foram implementados os primeiros dispositivos que substituíram alguns esforços físicos humanos pela mecanização.
As primeiras indústrias surgiram em meados do século XVIII na Inglaterra, marcando a revolução Industrial. Com o surgimento das industrias vem a necessidade de se produzir em largas escalas, com eficiência e qualidade, obrigando as pessoas da época a se especializarem e buscarem novas formas de atingir os seus objetivos através das suas invenções as quais usufruíam das tecnologias existentes da época, tais como, a força do vapor, e na sequência a energia elétrica, dentre outras técnicas e práticas que eram muito utilizados para a construção dos equipamentos naquele período. Porém a automação começou a ganhar traços fortes a partir de meados do século XX, onde foram criados projetos que eram comandados por controles numéricos, letras ou símbolos, e só conseguiram chegar ao nível atual devido a uma das grandes invenções dos últimos anos, estes que são representados pelos computadores, peça fundamental para qualquer projeto de automação.
Fundamentação Teórica
2.1 Automação
Atualmente a automação se faz presente no dia-dia, seja no simples despertar do relógio, ou passando pela esteira responsável por transportar os produtos do caixa do supermercado, chegando ao elevador que usufruímos para se mover, ao invés de subir diversos lances de escada.
A automação tem como seu principal objetivo a otimização da produtividade, consequentemente oferecendo maiores garantias quando o assunto é qualidade e segurança, por isso está presente de forma tão incisiva em qualquer atividade humana. Assim, a automação pode ser definida como a tecnologia que dispõem da utilização de sistemas eletrônicos, mecânicos e computacionais na operação e controle de processos. Como pode-se ver dentro das industrias modernas a inserção de diversos modelos para exemplificar a automação, tais como robôs de soldagem, transportes para atividades perigosas, sistemas de controle de produção industriais com realimentação, entre outros (PAZOS, 2002).
...