Projeto aplicativo
Por: LeoHeleodoro • 27/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 344 Visualizações
1. Informações Gerais
1.1 Objetivo Geral
Facilitar a busca por vagas disponíveis em estacionamentos através do aplicativo, além de poder visualizar, efetuar o pagamento e a reservar as respectivas vagas.
1.2 Objetivos Específicos
- Conhecer o sistema de gerenciamento dos estacionamentos privados;
- Conhecer as formas de pagamento que esses estabelecimentos utilizam;
- Verificar a qualidade da velocidade da telefonia móvel na região de Salvador;
- Contratar empresa terceirizada para desenvolver o aplicativo;
- Realizar Market share sobre sistema operacional móvel;
- Realizar testes na versão Beta do aplicativo do sistema Android;
- Realizar testes em outros sistemas operacionais (iOS e Windows Mobile);
- Disponibilizar o produto final no Playstore, Appstore e Windows Store.
2. Metodologia
2.1 Conhecer o sistema de gerenciamento dos estacionamentos privados
Visitar os estabelecimentos para conhecer o sistema de gerenciamento, velocidade da internet, configuração dos computadores, nível de conhecimento computacional das pessoas que utilizarão o nosso sistema. O servidor do estacionamento necessitará da seguinte configuração:
- Memória Ram 2GB
- Memória interna de 8GB
- Processador 2.0Ghz
- Monitor 14’
- Mouse
- Teclado
- Internet restrita apenas para o trabalho
2.2 Conhecer as formas de pagamento utilizadas por esses estabelecimentos
Verificar a principal forma de pagamento (Dinheiro, Cartão Débito, Crédito) e mensurar a quantidade de mensalistas.
2.3 Verificar a qualidade da velocidade da telefonia móvel na região de Salvador (2G, 3G, 4G)
Coletar dados na Anatel sobre a taxa de conexão da internet móvel em Salvador.
2.4 Pesquisa Market share sobre sistema operacional móvel
Pesquisar em fontes confiáveis sobre qual o sistema operacional móvel é predominante.
2.5Contratar empresa terceirizada para desenvolver o aplicativo
Levantar as principais empresas especializadas para desenvolvimento de softwares, e contratar a que melhor se adequa ao projeto em termo de qualidade, custo e prazo. Testar aplicativos existentes no mercado e diante dos dados coletados, desenvolver um aplicativo de acordo com a realidade local que seja leve e de fácil navegação. O site de operação será simples para as pessoas que trabalham no estacionamento.
2.6Realizar testes na versão Beta do aplicativo incialmente para o sistema Android
Após o desenvolvimento do aplicativo para sistema operacional Android que detém em média 80% do mercado nacional segundo Instituto Gartner, será criada uma conta no Google Play Developer Console para disponibilizar o aplicativo na Play Store para fase inicial dos testes.
2.7Realizar testes em outros sistemas operacionais (iOS e Windows Mobile)
Após atualizações, melhorias e implantação das sugestões dos usuários, disponibilizar para testes em outras plataformas como iOS e Windows Mobile.
2.8 Disponibilizar o produto final no Playstore, Appstore e Windows Store
Após o período de testes, o produto deverá passar por uma revisão final e, estando apto, será disponibilizado nas Playstore, Appstore e Windows Store.
3. Impactos do Projeto
3.1.Impacto Tecnológico
A legislação brasileira não permite o registro de patente de um software a não ser quando ligado a um hardware, tipo um firmware, isso acontece porque a legislação brasileira trata o software (e, logo, os aplicativos móveis também) como uma obra autoral, não como uma invenção. No Brasil não se consegue proteger uma ideia ou um conceito de um Aplicativo. O que pode ser feito é
registrar a marca relacionada ao aplicativo. Se o aplicativo tiver caráter inovador é recomendável buscar uma proteção no exterior.
A partir desse projeto podemos verificar que no futuro a tendência é termos
estacionamentos inteligentes que interajam com os usuários em tempo real, com terminais de autoatendimento integrados aos aplicativos, facilitando assim o processo de compra e procura de vagas.
Celulares com tecnologia *NFC integrado ao aplicativo possibilitará pagamento em guichês eletrônicos reduzindo a mão de obra nesse setor. Sistema NFC (Near Field Communication) é um sistema de comunicação por aproximação igual ao bluetooth, porém sem a necessidade de autorização para parear o aparelho, basta aproximar o dispositivo em torno de 10 cm para estabelecer a comunicação. Já existe em alguns aparelhos mais recentes.
3.2.Impacto Social
A integração do aplicativo mobile ao sistema do estacionamento permite seu usuário maior agilidade ao procurar as opções mais próximas de estacionamento privado, reduzindo tempo de procura, economia de combustível, redução de filas e consequentemente estresse por conta da espera e procura de uma vaga. Para estacionamentos extensos o usuário tem a possibilidade de visualizar a vaga disponível e assim não perder tempo dentro de um estacionamento. A contribuição é válida também para a sustentabilidade urbana, melhorando a qualidade de vida da população no trânsito.
3.3.Impacto Ambiental
Com o uso do aplicativo será reduzido o tempo de procura por estacionamento diminuindo assim quantidade de carros no trânsito e consequentemente as emissões de contaminantes na atmosfera. Há a diminuição da emissão de bilhetes economizando a utilização de papel.
4. Análises da Tecnologia Proposta no Projeto
4.1. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTEC)
4.1.1. Análise Detalhada da Viabilidade Técnica da inovação tecnológica.
O produto será desenvolvido por uma empresa especializada, contratada para desenvolvimento, manutenção e suporte técnico ao Software, cumprindo os requisitos de qualidade e custo compatíveis com especificações técnicas para o funcionamento efetivo do aplicativo. Serão utilizados os seguintes programas:
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