Projeto de Circuitos lógicos - Alarme Residencial
Por: Victor_Rafael • 22/4/2018 • Relatório de pesquisa • 962 Palavras (4 Páginas) • 665 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1]
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS LÓGICOS
PROFESSORA: FERNANDA
ALUNOS: SÁVIO GUSMÃO LAFRANDE DE MEDEIROS
VICTOR RAFAEL BEZERRA MACIEL
MATRÍCULAS: 116211391
116110756
CENTRAL DE ALARME RESIDENCIAL
RELATÓRIO FINAL DO PROJETO
CAMPINA GRANDE
29 de Agosto de 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................. 2
DESENVOLVIMENTO .................................................................................... 2
CONCLUSÃO .................................................................................................... 4
APÊNDICE ......................................................................................................... 5
INTRODUÇÃO
Este projeto foi desenvolvido como um projeto de conclusão da disciplina Laboratório de Circuitos Lógicos, cujo objetivo didático foi por em prática os conceitos e métodos aprendidos em sala de aula e com os experimentos feitos ao longo do curso. A central de alarme residencial visa fornecer ao usuário um eficiente sistema de segurança para qualquer ambiente desejado, possuindo sensores que detectam qualquer abertura de portas e janelas, além de um sensor de ambiente, que efetua um disparo com movimentos na região após o alarme ser ativado.
Também visando oferecer ao usuário praticidade no uso, para ser ativada, a central de alarme necessita apenas que o usuário registre uma senha padrão e uma senha de socorro. Estas senhas ficarão salvas na memória do sistema.
DESENVOLVIMENTO
O funcionamento do alarme é ininterrupto. Quando está ligado, ele permanece em modo de prontidão de modo que, ao detectar qualquer tentativa de invasão, o alarme é disparado. Caso o alarme tenha disparado, é preciso inserir a senha padrão para que o sistema retorne ao estado de prontidão. Caso seja digitado o valor da senha de socorro, automaticamente uma mensagem de socorro será exibida e, numa situação real, um aviso de perigo seria enviada a equipe de segurança, por exemplo.
Por questões de praticidade, este projeto foi desenvolvido em pequena escala, visando facilitar o funcionamento do mesmo. Com isso, a senha que o usuário irá digitar é uma senha de dois dígitos decimais, que foram salvos na memória do sistema como dois números binários de 4 bits, variando de 0 (0000) até 9(1001). Por exemplo, caso a senha de segurança seja o número 51, ele ficará registrado como (0101) e (0001).
A representação do diagrama de blocos lógicos deste projeto segue abaixo.
[pic 2]
Fig 1 – Apresentação dos blocos lógicos do projeto
[pic 3]
Fig. 2 – Bloco central_alarme
O módulo central_alarme é composto de outros blocos lógicos: temporizador, registrador e alarme, que serão apresentados abaixo.
[pic 4]Fig. 3 - Temporizador: Contador assíncrono crescente módulo 16
O contador tem por finalidade mostrar dar intervalo de tempo até desarmar o alarme novamente.
[pic 5]Fig. 4 - Registrador: Registrador de deslocamento de 3 bits.
O bloco registrador tem por finalidade guardar as tentativas falhas de desabilitar o sistema. Após três tentativas falhas, a saída do registrador envia para o módulo alarme um sinal para que o alarme seja disparado.
[pic 6]
Fig. 5 - Módulo alarme
CONCLUSÃO
O objetivo final do projeto foi atingido, uma vez que a central de alarme possui todos os pré-requisitos solicitados: sensores de portas, sensores de janelas, sensor de ambiente, contagem para trancamento do sistema e senha de segurança (senha socorro). É importante ressaltar que, da ideia inicial de solução até o projeto final, várias mudanças foram sendo necessárias, de modo que o resultado obtido fosse de fato o resultado esperado. Apesar de ter-se atingido os objetivos, algumas melhorias poderiam ser implementadas, de modo que o sistema tornar-se-ia mais robusto e versátil para um uso real.
...