Projeto de Física - Aquecedor de Canecas
Por: Carolina Ishiy • 5/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 227 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação
AQUECEDOR DE CANECAS
Componentes:
1. Alexia Bello Aragon
2. Any Cristhina Guedes Gotardi
3. Arthur Sanders Maciel
4. Carolina Sayuri Ishiy Rosa
Orientador: Professor Marco Aurélio de Jesus
Co-Orientador: Fábio
Ji-Paraná – RO, julho de 2014
1. TÍTULO:
Aquecedor portátil USB
2. RESUMO:
O projeto consiste na confecção de um aquecedor portátil para bebidas, ou outros alimentos de menor escala, alimentado pela energia gerada pela entrada USB de equipamentos eletrônicos. A energia será convertida em energia térmica, visando assim disponibilizar uma forma prática para o constante aquecimento de bebidas, mantendo-as a uma temperatura agradável para o consumo. Serão realizadas pesquisas tendo como base o produto confeccionado pelos engenheiros Juliano Franz e Roberto Karpinski durante a Campus Party 2011 porém, serão testadas e aplicadas técnicas para o aperfeiçoamento da funcionalidade, capacidade, estética e redução de custos para a confecção do produto, para assim atender um público mais amplo e tornar o projeto mais funcional.
3. PALAVRAS-CHAVE:
Aquecimento; Portabilidade; Conforto.
4. INTRODUÇÃO:
O uso de canecas com café é muito comum na hora dos estudos o até mesmo do trabalho, porém com o passar das horas o café esfria e fica com um gosto amargo nada agradável. Pensando nisso os engenheiros Juliano Franz e Roberto Karpinski fizeram uma caneca que aquecia o café enquanto conectada ao computador por um cabo USB, assim transformando energia elétrica em energia de calor (TAGIAROLI, 2011).
A caneca desses jovens é composta por: uma caixa de madeira, um cabo USB, 4 parafusos, uma grelha e um processador (TAGIAROLI, 2011) e parte do princípio que ao cabo USB ser conectado no computador o processador começa a esquentar e consequentemente a grelha, formada de alumínio, também esquentará aquecendo a caneca. A madeira será usada para montar uma estrutura para que seja colocado o processador.
A caneca apresentada neste trabalho estabelece novos objetivos e, por isso, segue novos caminhos. A caneca dos engenheiros tem a capacidade somente de manter a temperatura elevada do café, já está será capaz de esquentar o líquido e manter sua temperatura elevada. Isto será possível a partir da utilização de um termostato e de uma resistência que serão ligados juntamente a uma chapa de alumínio.
A resistência tem a capacidade de transformar energia elétrica em energia de calor, por isso será de grande importância sua utilização. Já o termostato tem a capacidade de manter a temperatura de um aparelho, portanto um complementará o trabalho do outro.
É importante a comparação da caneca com eletrodomésticos aquecedores, exemplos disso são: o chuveiro elétrico e o ferro de passar roupa a seco. O chuveiro elétrico usa uma resistência específica para aquecer a água e o ferro de passar roupa a seco usa uma resistência e um termostato, por isso ele é muito usado como exemplo para a produção da caneca.
A produção dessa caneca é muito importante para viabilizar a produção e, principalmente, os custos empregados a ela, tornando-a assim mais acessível para pessoas desfavorecidas economicamente.
A partir desta caneca é possível ser oferecido mais conforto e economia, já que a caneca poderá aquecer e manter a temperatura apenas com o seu computador ligado.
5. OBJETIVOS:
Geral:
Desenvolver um produto aquecedor de bebidas;
Específicos:
Proporcionar maior conforto e praticidade a usuários de computadores;
Testar princípios de conversão de energia elétrica em térmica;
Aplicar técnicas e materiais que reduzam custo.
6. MATERIAIS E MÉTODOS:
• Termostato
• Resistência elétrica
• Parafusos
• Parafusadeira ou furadeira
• Caixa de madeira
• Ferro de solda
• Estanho para solda
• Cabo USB
• Alumínio
• Alicate para corte de fios
• Multímetro
Primeiramente deve-se saber a potência da resistência elétrica e se ela está preparada para a ligação com o cabo USB. Usando o mesmo princípio de modificar um carregador de celular para um cabo USB, que pode ser ligado a uma tomada, modifica-se o fio da resistência elétrica que receberia energia de uma tomada para receber energia de um cabo USB. Com o multímetro (aparelho
...