Projeto de Recrutamento
Por: martinsdemelo1 • 5/6/2016 • Relatório de pesquisa • 264 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
ENCRUAMENTO
O que é?
É o processo de elevação da tensão de escoamento na fase de deformação plástica, ou seja, é o fenômeno que ocorre no metal com aumento da dureza devido à deformação plástica (só ocorre a frio). O encruamento causa modificações nas propriedades mecânicas do material.
Para que serve?
O processo de encruamento serve para em um determinado material submetido a esse processo, modifique suas propriedades mecânicas e aumente sua dureza.
Quando aplico?
Para alguns materiais, o processo de encruamento é a única possibilidade de atingir os níveis de resistência e dureza indicados para utilização. Assim, na maioria dos casos, a conformação a frio é empregada como etapa de acabamento (por exemplo, na laminação a frio de folhas), ou com pequenas reduções de seção transversal em inúmeros passes para obtenção de seções relativamente simples (como na trefilação de fios ou na extrusão e recalque a frio de eixos), ou na conformação de peças prontas a partir de chapas (como na estampagem a frio). Assim também como pode ser aplicado quando, uma vez que ocorre o endurecimento do material por meio desse processo, há a necessidade de remover o estado atual do material podendo ser utilizado assim o processo de tratamento térmico (recristalização).
Quais os pós e contras?
Pós: Aumenta a dureza e a resistências dos materiais; Permite a obtenção de dimensões dentro de tolerâncias estreitas; Produz melhor acabamento superficial; Aumenta o limite de escoamento.
Contras: Pequenas reduções e maior número de passes; Necessidade de ferramental de alta resistência mecânica e ao impacto; Necessidade de recozimentos intermediários para eliminação do encruamento; Diminui a ductilidade do material.
...