Projeto de Trabalho apresentado do Curso de graduação em Engenharia Biomédica
Por: Carol Ladeia • 23/5/2022 • Artigo • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 78 Visualizações
FACULDADE DE AMERICANA-FAM MOOCA
BEATRIZ DE SOUZA FERREIRA-RA 00342212
CAMILA CARDOSO NASCIMENTO-RA 00340430
CARLOS ALBERTO DE MIRANDA SANTOS-RA 00342703
EDMILSON OLIVEIRA SANTOS-RA 00341108
ELCE CALIXTO BENEDITO DE FREITAS-RA 00341520
KETLYN DE FRANÇA AZEVEDO-RA00340951
THIAGO LUCAS P ALVES-RA 00344492
VICTOR TORRES CUNHA-RA 00344271
CANHÃO DE GAUSS
SÃO PAULO – SP
2022
BEATRIZ DE SOUZA FERREIRA-RA 00342212
CAMILA CARDOSO NASCIMENTO-RA 00340430
CARLOS ALBERTO DE MIRANDA SANTOS-RA 00342703
EDMILSON OLIVEIRA SANTOS-RA 00341108
ELCE CALIXTO BENEDITO DE FREITAS-RA 00341520
KETLYN DE FRANÇA AZEVEDO-RA00340951
THIAGO LUCAS P ALVES-RA 00344492
VICTOR TORRES CUNHA-RA 00344271
CANHÃO DE GAUSS
Projeto de Trabalho apresentado do Curso de graduação em Engenharia Biomédica da Faculdade de Americana-FAM MOOCA.
SÃO PAULO – SP
2022
RESUMO
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental, e estudo de caso. Apresenta como objetivo estudar as diferentes práticas de métodos de transferência de conhecimento por meio da memorização e repetição. Portanto, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica sobre materiais de referência nesta área, incluindo livros, e materiais de referência, e pretende-se estudar uma abordagem pedagógica baseada na aprendizagem por experimentação, utilizando mecanismos práticos para facilitar a sua replicação em sala de aula, captar a atenção dos acadêmicos e estimular a sua criatividade e capacidade analítica crítica. Por fim, aprender sobre fenômenos físicos como: velocidade, aceleração, energias potenciais e cinéticas, trabalho, magnetismo e campos magnéticos, usando métodos de ensino experimental baseados em aprendizado que utilizam mecanismos práticos.
Palavras-chaves: experiência da física; métodos; experimento.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
- Objetivos 05
- Objetivo geral 05
- METODOLOGIA PROPOSTA 05
- Caracterização do estudo 05
- REFERÊNCIAS 07
INTRODUÇÃO
Nesse presente trabalho buscasse compreender melhor sobre o canhão de Gauss, que é um acelerador de projétil que consiste em uma ou mais bobinas que atuam como eletroímãs para acelerar um projétil ou condutor ferromagnético em uma configuração de motor de indução linear de alta velocidade. Em quase todas as configurações de armas magnéticas, a bobina e o cano da arma estão dispostos no mesmo eixo. O nome Canhão de Gauss também é usado para se referir a tais dispositivos, em referência a Carl Friedrich Gauss, que primeiro formulou a descrição matemática dos efeitos magnéticos acelerados usados por armas magnéticas.
As armas magnéticas geralmente consistem em uma ou mais bobinas dispostas ao longo do cano de modo que o caminho do projétil acelerado seja mantido entre os eixos centrais das bobinas. As voltas abrem e fecham alternadamente em ordem cronológica precisa, de modo que o projétil é rapidamente acelerado através do cano pela força magnética. Enquanto alguns conceitos de armas magnéticas usam projéteis ferromagnéticos ou até mesmo projéteis de ímã permanente, a maioria dos projetos de alta velocidade inclui um anel preso ao projétil como parte dele. O físico norueguês Kristian Birkeland desenvolveu e patenteou o primeiro canhão magnético operacional.
No passado, a ideia de poder usar eletricidade para impulsionar balas fascinou muitos engenheiros que puderam explorar o verdadeiro potencial desses dispositivos.
Muitos especulam que eles poderiam ser usados para impulsionar objetos na atmosfera e além, porque, ao contrário dos canhões tradicionais, eles aceleram os projéteis de maneira mais uniforme ao longo de todo o comprimento do canhão.
Outra visão futura é instalar dispositivos semelhantes na superfície lunar para entregar materiais e humanos de forma rápida, segura e econômica à Terra. De fato, a gravidade lunar reduzida permitiria que a cápsula especial alcançasse a velocidade de escape e então fosse atraída pela gravidade da Terra sem mais propulsão.
Certamente, a possível aplicação em tempo de guerra também foi julgada. Ao longo do tempo, alguns modelos portáteis e também um modelo automático foram desenvolvidos.
O Exército dos EUA, através da divisão DARPA, Averiguou a possibilidade de usar armas de Gauss como morteiros para infantaria de assalto. Estes tinham o proveito de não ter pesos descontrolado e, ao mesmo tempo, eram silenciosos e não detectavam a posição do artilheiro diante do rival. Por outra perspectiva, a principal barreira seria a disponibilidade de eletricidade no campo de combate.
Uns tantos de progressos foram feitos em termos de melhoria do sistema, mas em essência estes foram sempre excepcional com as armas de pó canônico.
Até este tempo, a construção destas armas é do interesse de um grande número de amadores, dada a ociosidade de materiais e o episódio das potências fornecidas por estes dispositivos serem, na melhor da presunção, comparáveis às das armas de ar comprimido.
- Objetivos
- Objetivo geral
Delimitar sobre fenômenos físicos como: velocidade, aceleração, energias potenciais e cinéticas, trabalho, magnetismo e campos magnéticos, usando métodos de ensino experimental baseados em aprendizado, usando mecanismos práticos.
...