Projeto de controlador para trocador de calor
Por: gh-avelar • 16/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.469 Palavras (6 Páginas) • 169 Visualizações
Controle Digital de Sistemas Dinâmicos | |
Projeto de um controlador para trocador de calor |
Introdução
Trocadores de calor são equipamentos de vários tipos e configurações onde ocorre transferência de energia sob a forma de calor entre duas ou mais massas de fluido que podem ou não estar em contato direto.
[pic 1]
Figura 1 - Trocador de calor
Os trocadores de calor são amplamente utilizados na engenharia. Neste trabalho utilizou-se a seguinte função transferência para um trocador encontrado na indústria.
[pic 2]
Objetivos
Projetar um controlador via lugar das raízes que garanta um erro nulo para entrada em degrau em regime estacionário e um tempo de acomodação inferior a 1/3 do tempo de acomodação do sistema sem controlador. É desejável também, que a resposta ao degrau apresente uma ultrapassagem percentual igual ou inferior a 25%.
Procedimentos
Iniciou-se o procedimento analisando o sistema desconsiderando o retardo e a retroação. Obtendo-se a seguinte função transferência:
[pic 3]
E, para este sistema, obteve-se a seguinte resposta ao degrau.
[pic 4]
Figura 2 - Resposta ao degrau sem retardo
Na figura 3 pode-se observar o lugar das raízes para o sistema sem retardo. Como o sistema possui apenas dois polos e nenhum zero, estes polos vão para o infinito com o aumento do ganho e temos um sistema estável.
[pic 5]
Figura 3 - Lugar das raízes para o sistema sem retardo
Para inserir o retardo no sistema utilizou-se uma aproximação de Padé de 2ªordem. A função de transferência para o retardo é:
[pic 6]
Onde T, para o trocador em questão, é igual a 5. Este retardo gera um deslocamento de fase ϕ = -5ω.
Com o auxílio da função pade do MATLAB pôde-se obter a aproximação de Padé.
[pic 7]
Com o retardo encontrado, pôde-se obter a função transferência do trocador com retardo. Esta função transferência pode ser vista abaixo.
[pic 8]
[pic 9]
Observando-se a função transferência do sistema com retardo pôde-se concluir que o sistema é do tipo zero. Porém, para atender ao requisito de erro nulo em estado estacionário para entrada em degrau o sistema deve ser de ordem um ou superior. E, para alterar o tipo do sistema deve-se incluir um integrador no mesmo. Baseado na necessidade de incluir-se um integrador projetou-se um controlador PID para o trocador.
Abaixo, pode-se observar a resposta ao degrau do sistema com retardo em malha aberta.
[pic 10]
Figura 4 - Resposta ao degrau com retardo
Tratando-se do requisito do projeto referente ao tempo de assentamento analisou-se o gráfico da figura 4 e pôde-se concluir que o tempo de acomodação do sistema sem o controlador é de aproximadamente 330 segundos. Logo, o tempo de assentamento para o sistema compensado deve ser inferior a 110 segundos.
Utilizando o critério do erro de 2% tem-se:
[pic 11]
Levando a [pic 12]
O lugar das raízes para o trocador com retardo, que pode ser visto na figura abaixo, mostra que a inclusão do retardo no sistema acrescenta dois polos e dois zeros no sistema. Os zeros incluídos pela aproximação de Padé possuem fase não mínima, ou seja, estão no semi-plano direito do plano s. E, isto faz com que o sistema não permaneça estável para qualquer valor de ganho como no sistema sem retardo.
[pic 13]
Figura 5 - Lugar das raízes para o trocador com retardo
As figuras 6 e 7 apresentam o diagrama de Bode para o sistema sem e com retardo respectivamente. Analisando-as, pode-se confirmar que a inserção do retardo gera variação apenas na fase.
[pic 14]
Figura 6 - Diagrama de Bode para o sistema sem retardo
[pic 15]
Figura 7 - Diagrama de Bode para o sistema com retardo
Após analisar o sistema com e sem o retardo procurou-se verificar o comportamento do mesmo quando fechada a sua malha de retroação. Para isso utilizou-se a função feedback disponibilizada pelo MatLab. O resultado pode ser observado na figura abaixo.
[pic 16]
Figura 8 - Resposta ao degrau em malha fechada com retardo
Pode-se observar que o tempo de acomodação é próximo do desejado. Porém, o erro em estado estacionário é 0.5.
A partir destas informações projetou-se um controlador PID com auxilio da ferramenta Sisotool do MATLab. Para este projeto adicionou-se um polo na origem para alteração do tipo do sistema. E, um par de polos complexos no semi-plano esquerdo do plano s para garantir que os requisitos de tempo de acomodação e ultrapassagem percentual fossem satisfeitos. Após inseridos os elementos do controlador no sistema bastou ajustar o ganho e a posição do par de zeros complexos.
[pic 17]
Figura 9 - Lugar das raízes para o sistema com controlador
Na figura 9 pode-se observar a ferramenta sisotool utilizada para ajuste do ganho e par de zeros complexos do controlador, com as limitações impostas pelos requisitos do projeto. A função transferência do controlador encontrado é:
[pic 18]
Resultando nos seguintes ganhos do controlador PID:
5.70238335[pic 19]
[pic 20]
0.2078610705[pic 21]
Colocando-se o controlador projetado em sério com o sistema já com retardo alcançou-se a seguinte função transferência em malha aberta:
[pic 22]
Na figura abaixo se pode ver a resposta ao degrau do sistema com o controlador inserido. E a função transferência em malha fechada:
[pic 23]
[pic 24]
Figura 10 - Resposta ao degrau sistema com controlador
Analisando a função transferência do sistema com o controlador incluído nota-se que o sistema tornou-se do tipo um, ou seja, apresenta erro nulo em estado estacionário para a entrada em degrau. E, observando-se a figura 10 pôde-se constatar que o tempo de acomodação para entrada em degrau é inferior a 110 segundos e, a ultrapassagem percentual, inferior a 25%. Mostrando que o controlador projetado obedece aos requisitos do projeto.
...