Projetos
Artigo: Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laneres • 12/3/2015 • 1.989 Palavras (8 Páginas) • 166 Visualizações
CAPÍTULO I
1 - INTRODUÇÃO
O papel desempenhado pelas empresas de pequena dimensão é fundamental para assegurar o desenvolvimento e a estabilidade da economia da maioria dos países.
No Brasil segundo Souza, este segmento da economia é composto por 3,5 milhões de empresas que, representam 98,3% do total de empresas registradas, respondendo por 20,4% do Produto Interno Bruto e por 59,4% da mão-de-obra do País.
A existência de indivíduos conhecidos como empreendedores é a condição básica para o surgimento de novos empreendimentos. Estes são os agentes responsáveis pelo desencadeamento e condução do processo de criação de unidades produtivas. Os empreendedores através de sua ação inovam e desenvolvem o universo empresarial permitindo, que o fluxo e desenvolvimento da economia seja catalisado.
No entanto, muitos estudos realizados sobre este assunto confirmam que, o sucesso de um empreendimento está relacionado com atributos e comportamentos de seus empreendedores. No caso de empresas de pequena dimensão, as características individuais firma. Nas primeiras etapas do desenvolvimento, a debilidade e o vigor são também os do empreendedor. A personalidade do empreendedor configurará a imagem da empresa, os valores e o comportamento social da nova firma".
Diversos trabalhos empíricos demonstram esta afirmação e confirmam que, mesmo em regiões com grandes diferenças sócio-econômicas, as similaridades entre os empreendedores são muito grandes.
Segundo Silva, alguns estudos realizados pelo SEBRAE (Sistema de Apoio às Micro e pequenas Empresas) demostram que o índice de mortalidade das micro empresas é bastante elevado, chegando a 80% em dois anos.
Devido ao importante papel exercido pelas empresas de pequena dimensão no Brasil, faz-se necessário um entendimento sobre os aspectos que contribuem para o sucesso ou fracasso que, sirvam para sustentar instrumentos que ampliem e melhorem o entendimento a respeito deste fenômeno.
1.1 - OBJETIVOS DO TRABALHO
Embora se aborde com frequência o tema sucesso e fracasso de empresas de pequena dimensão brasileiras, e muito se opine sobre o assunto, constata-se que faltam estudos e pesquisas que analisem a fundo esta questão.
Sabe-se entretanto, que não se está diante de uma tarefa simples, pelo contrário, as informações teóricas citadas nos capítulos que se seguem, demonstram o quanto o assunto é vasto e abrangente.
Da constatação de que o sucesso ou fracasso dos empreendimentos está relacionado com aspectos comportamentais de seus empreendedores, este trabalho propõe-se a estudar os aspectos relacionados ao êxito de empresas de pequena dimensão, focalizando o principal agente deste processo, o empreendedor.
Para tanto, faz-se necessário primeiramente, elaborar um modelo que explique o comportamento humano de forma genérica e, a partir deste, descrever quais características que diferenciam os empreendedores de sucesso.
Estas características são verificadas através da aplicação de um questionário com empreendedores Catarinenses.
De maneira geral, pretende-se ampliar o nível de conhecimento a respeito da relação entre o empreendedor e as empresas de pequena dimensão, visando oferecer contribuições e subsídios para futuros estudos.
1.2 - JUSTIFICATIVA
Este estudo se justifica por uma série de razões que demonstram a importância desempenhada pelas empresas de pequena dimensão em nosso País, dentre as quais pode-se citar:
• As empresas de pequena dimensão representam novas fontes de emprego.
• Constituem-se em novas unidades geradoras de impostos com capacidade de ampliar aoferta de produtos para o consumidor.
• Estimulam a concorrência de preços e qualidade, por meio de suas respectivas atuações no ambiente empresarial, entre outros.
Apesar da importância desse assunto, constata-se que existe no Brasil uma carência de estudos especialmente dedicados a compreender o fenômeno de criação de empresas de pequena dimensão e a figura do empreendedor. Portanto, há uma grande necessidade de aprimoramento de fundamentos conceituais para a descrição e a mensuração das variáveis relativas ao comportamento do empreendedor e o processo de criação de empresas.
A inexistência de estudos a respeito, acaba impossibilitando o planejamento de possíveis alternativas concretas de ação, que poderiam vir a ser desenvolvidas neste campo. Uma das justificativas da realização deste estudo reside na possibilidade de coletar informações ordenadas e sistematizadas.
Por meio da sistematização de informações sobre a figura do empreendedor, sobre as relações entre seus aspectos comportamentais e o processo de criação de empresas de pequena dimensão, será possível constituir ferramentas para apoiar o desenvolvimento desse setor.
1.3 - METODOLOGIA
A primeira etapa do trabalho consistiu no levantamento de subsídios teóricos, junto à bibliografia, sobre as teorias psicológicas que abordam o comportamento humano e também sobre o empreendedor.
A segunda fase do trabalho foi a elaboração de um modelo conceitual que explique o comportamento humano de forma genérica e, a partir deste, descrever quais características comportamentais diferenciam os empreendedores de sucesso.
A terceira fase foi a realização da pesquisa de campo para, validar o modelo conceitual.
Por último foram realizadas as conclusões e considerações do trabalho.
1.4 - ESTRUTURA DO TRABALHO
O trabalho é organizado em seis capítulos. O primeiro define os objetivos do estudo e os aspectos que justificam a realização do mesmo.
No segundo capítulo apresenta-se uma revisão da literatura sobre os principais estudos e pesquisas realizados sobre o perfil do empreendedor.
No terceiro capítulo faz-se um apanhado geral sobre as principais escolas de psicologia que abordam o comportamento humano.
No quarto capítulo, apresenta-se o modelo conceitual associado a criação de empresas de pequena dimensão, ressaltando-se os fundamentos teóricos, metodológicos
...