Protocolo de Kyoto
Por: Gabryel Patryck • 23/11/2017 • Seminário • 573 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
Página 1 de 3
[pic 1][pic 2]
Protocolo de Kyoto
[pic 3]
O que é?[pic 4]
- É um instrumento internacional que visa reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera, esses gases são um dos responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.
[pic 5]
Linha do tempo até o Protocolo de Kyoto[pic 6]
- Em 1988, ONU cria o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) com a participação de cientistas;
- Em 1990, o Programa de Meio Ambiente da ONU e Organização Meteorológica Mundial iniciam negociações para estabelecer um acordo internacional sobre o clima;
- Em 1992, no Brasil, na conferência de cúpula Rio-92, com cerca de 200 chefes de Estado, começaram as assinaturas da Convenção- Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática;
[pic 7]
[pic 8]
- Em 1994, com a adesão de 196 países, a convenção entra em vigor estabelecendo as Conferências das Partes (COPs) para as renegociações da implantação de um acordo;
- Em 1997, COP no Japão anuncia o Protocolo de Kyoto, primeiro tratado internacional para redução das emissões de gases do efeito estufa.
- Em 2005, entrou em vigor o Protocolo de Kyoto, ratificado por 128 dos 192 países signatários, mas sem a participação dos EUA
[pic 9]
Qual o objetivo?[pic 10]
- Esse protocolo tem como objetivo firmar acordos e discursões internacionais para estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante aqueles países em pleno desenvolvimento.
[pic 11]
Quando entrou em vigor?[pic 12]
- Documento entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto no Japão.
[pic 13]
O que estabelece?[pic 14]
- No acordo há um cronograma que os países são obrigados a reduzir 5,2% da emissão de gases poluentes entre os anos de 2008 e 2012, além de aumentar o uso de fontes de energias limpas, proteger as florestas e outras áreas verdes, otimizar sistemas de energia e transporte (principalmente produtos oriundos do petróleo) visando o consumo racional e a diminuição das emissões de metano.
[pic 15]
Metas[pic 16]
- As metas variam para cada país, de acordo com a emissão de cada nação, em países desenvolvidos a meta de diminuição pode chegar a cerca de 10%.
Já os países que ainda estão em desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, não se comprometeram com metas de redução. Hoje são 192 assinantes do Protocolo de Kyoto, que incluem 189 Estados, duas ilhas (Cook e Niue) e uma união supranacional (União Europeia).
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com