QUAIS OS OBJETIVOS DA ERGONOMIA?
Por: nathaliasegadas • 27/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 3.720 Palavras (15 Páginas) • 18.080 Visualizações
ERGONOMIA
QUESTIONÁRIO
- DEFINA ERGONOMIA
Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas, é o estudo da adaptação do trabalho ao homem.
- QUAIS OS OBJETIVOS DA ERGONOMIA?
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade. A ergonomia visa em primeiro lugar a saúde, segurança e satisfação do trabalhador.
- DISCORRA SOBRE O SISTEMA HOMEM-MÁQUINA-AMBIENTE, COM UMA VISÃO ERGONÔMICA
Sistema homem-máquina é um sistema no qual as funções de um operador humano e uma máquina são integrados. Leva em conta a interação das características intrínsecas de cada elemento, e a relação entre elas:
características do operador: antropométricas, fisiológicas, biomecânicas, psicológicas, idade, sexo, treinamento.
características ambientais: luz, calor, umidade, ruído, vibrações.
características da máquina: visibilidade dos controles e área de trabalho, lugares de assentamento; posição, forma e identificação dos comandos; superfícies de trabalho.
Logo, percebe-se que o estudo e compreensão das característica s de cada elemento proporciona a otimização dos fatores que compõe cada sistema em particular, e a aplicação de conceitos ergonômicos faz-se presente nesta harmonia, trazendo bases sólidos para as adequações necessárias ao melhor desempenho desta relação, levanto em consideração sempre os princípios básicos de segurança e saúde do trabalhador.
- EXEMPLIFIQUE O QUE SE ENTENDE POR ERGONOMIA FÍSICA
Ocupa-se das características relacionadas a anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
- EXEMPLIFIQUE O QUE SE ENTENDE POR ERGONOMIA COGNITIVA
Ocupa-se dos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
- EXEMPLIFIQUE O QUE SE ENTENDE POR ERGONOMIA ORGANIZACIONAL
Ocupa-se da otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele trabalho e gestão da qualidade.
- EXPLANE POR QUÊ EFICIÊNCIA EM PRIMEIRO LUGAR SERIA INACEITÁVEL PARA UM ERGONOMISTA
Por que a busca pela eficiência pode ocasionar maiores riscos ao trabalhador. Eficiência é a consequência de um bom planejamento e organização do trabalho, que proporcione segurança, saúde e satisfação ao trabalhador. A eficiência deve ser colocada dentro de certos limites, sob pena de em busca do aumento desta se aumentar a insegurança e trazer prejuízos a saúde do trabalhador.
- NUMA VISÃO ERGONÔMICA ELENQUE OS OBJETTIVOS INICIANDO POR SAÚDE
Saúde, segurança, satisfação e eficiência.
- DISCORRA SOBRE NASCIMENTO E EVOLUÇÃO DA ERGONOMIA
A data oficial do nascimento da ergonomia é 12 de julho 1949, na Inglaterra quando reuniram-se pela primeira vez um grupo de cientistas e pesquisadores interessados em discutir e formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. Na 2ª reunião desse grupo em 16 de dezembro de 1950, foi proposto o neologismo ergonomia, onde ‘ergo’ significa em grego trabalho e ‘nomos’, significa regras, leis naturais. O termo ergonomia já havia sido utilizado anteriormente em 1857, pelo polonês Wojciech Jastrzebowski. no entanto, foi coma a fundação da Ergonomics Research Society, no início dadécada de 50 na Inglaterra, que a ergonomia se expandiu no mundo industrializado. O termo foi adotado nos principais países da Europa e a partir de então utilizado em praticamente todo o mundo.
- EXPLANE O CONCEITO DE SE CONSIDERAR TAYLOR COMO PRECURSOR DA ERGONOMIA
Deve-se ao fato da criação do movimento da administração científica, que constitui-se da utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. O foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial, onde foram elaborados os primeiros estudos essenciais em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Logo, dentro dos estudos e práticas, adotadas se identificam conceitos e aplicações da ergonomia, onde adaptava-se as condições de trabalho ao homem, embora o foco fosse a maximização da produtividade.
- DISCORRA SOBRE A FISIOLOGIA DA TRABALHO E A ERGONOMIA
No início do século XX surgiram na Europa pesquisas na área que hoje é conhecida como fisiologia do trabalho, onde tentavam levar para a prática os conceitos e estudos laboratoriais desenvolvidos até então, preocupados com as condições extremas de trabalho que se submetiam à época os trabalhadores. Com o passar dos anos se criaram centros de estudos, em destaque o Instituto Mark Plank de Fisiologia do Trabalho, onde se aperfeiçoaram técnicos, métodos e desenvolvimentos de instrumentos de forma aferir e mensurar os gastos energéticos dos trabalhadores. Seguiram várias outras linhas de estudo, centros de desenvolvimento e pesquisa, todos trabalhando os conceitos de Ergonomia e Fisiologia do trabalho, relações de fadiga, condições e ambientes de trabalho, relações humanas x máquinas e sistemas e assim por diante, relacionando os várias estudos a metodologias e estudos de outras áreas, com o crescimento do desenvolvimento industrial.
...