QUAL É A EFICÁCIA DA GABAPENTINA PARA O TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR?
Por: bmfabiomaciel • 23/11/2019 • Projeto de pesquisa • 435 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
5. QUAL É A EFICÁCIA DA GABAPENTINA PARA O TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR?
Gabapentina, via oral, na dose escalonada de 400mg no primeiro dia, 400mg duas vezes ao dia no segundo dia, 400mg de 8/8 horas no terceiro dia e com aumento de 400mg/dia por 10 dias, até a dose máxima de 2,400mg/dia reduz a dor (escala visual analógica: 6,5 a 1,7, p<0,001) e aumenta a distância da caminhada (de 0,-100m até 1000m, p<0,001) três meses após o início do tratamento. Há relato de melhora dos sintomas e da capacidade ocupacional em 84,7% dos pacientes tratados. Efeitos adversos como sonolência e tontura são observados em 9% dos casos.
Já o Topiramato, via oral, na dose de 50 – 400mg/dia não melhora a dor lombar, ciática ou a incapacidade.
Recomendação
Gabapentina na dose máxima de 2,400mg/dia reduz a dor e a incapacidade 3 meses após o início do tratamento. Topiramato não mostra melhora dos mesmos parâmetros na dose de
50 – 400mg/dia.
6. É INDICADA A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO LOMBAR?
Eletroacupuntura, na frequência de 4Hz por 30 minutos, três vezes na semana, durante três semanas reduz em 42%a dor pelo VAS, 1 dia após a última sessão terapêutica (p<0,01). Enquanto TENS reduz em 23%, e a aplicação de placebo em 8%, na mesma frequência.
Aplicações de acupuntura nos pontos ventrais RN9, RN6 e RN4 por trinta minutos uma vez ao dia melhora significativamente a dor após vinte aplicações, avaliada pela Eva. Comparando com tratamento com manipulação terapêutica há melhora significativamente maior na dor.
Recomendação
A acupuntura clássica e a eletroacupuntura melhora, de modo significativo, a dor provocada pela hérnia de disco lombar.
7. É INDICADO EXERCÍCIO PARA A HÉRNIA DE DISCO LOMBAR?
Exercícios físicos associados a tratamento clínico por 6 semanas com total de 9 atendimentos mostram melhora de 79% da ciatalgia há menos de 6 semanas decorrentes da hérnia de disco lombar aguda, comparado a 56% no tratamento clínico isolado após 52 semanas avaliado pela “Global PerceivedEffect”. O programa de exercícios físicos consiste em exercícios terapêuticos, excluídas modalidades passivas como técnicas de manipulação ou aplicação de meios físicos, associado à informação e orientação sobre hérnia de disco lombar.
Exercícios físicos intensivos iniciados 4 semanas após cirurgia lombar melhoram a incapacidade em 63,5% medido por RDQ após 6 meses, comparados a 46,6% melhora com exercícios leves domiciliares, orientados pelo terapeuta e com consultoria a cada 2 semanas. O treinamento intensivo consiste de exercícios de fortalecimento musculatura lombar, abdominal e de membros inferiores, sem intervenção manual do fisioterapeuta, 3 vezes por semana por 8 semanas. Após 12 meses da cirurgia não há diferença estatisticamente significante entre os tratamentos.
Utilizando questionário “Multidimensional PainInventory”
...