Quais os impactos que uma pequenas centrais hidrelétricas causa para a população
Pesquisas Acadêmicas: Quais os impactos que uma pequenas centrais hidrelétricas causa para a população. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dwgprojetos • 11/7/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.177 Palavras (5 Páginas) • 589 Visualizações
SUMARIO
1.0 TEMA 4
2.0 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
3.0 PROBLEMA 4
4.0 OBJETIVO 4
4.1 OBJETIVO GERAL 4
4.2 OBJETIVO ESPECIFICO 4
5.0 JUSTIFICATIVA 4
6.0 METODOLOGIA 5
7.0 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6
8.0 CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS 10
1.0 TEMA
Pequenas centrais hidrelétricas
2.0 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Funcionamento de uma pequena central hidrelétrica
3.0 PROBLEMA
Quais os impactos que uma pequenas centrais hidrelétricas causa para a população?
4.0 OBJETIVO
4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar os impactos que acontece durante a construção de uma pequena central hidrelétrica, o alagamento da represa, o despovoamento de uma comunidade inteira.
4.2 OBJETIVO ESPECIFICO
Fazer uma alise da construção de uma pequena central hidrelétrica.
Relacionar o custo benefício.
Estudar os impactos ambientais.
Analisar o percentual de energia gerada em uma PCH (pequena central hidrelétrica)
5.0 JUSTIFICATIVA
Uma Pequena Central Hidrelétrica não “estoca” um grande volume de água, como os empreendimentos de maior porte. Ela é chamada de usina “a fio d’água”, ou seja, é instalada próxima à superfície e conta com turbinas que aproveitam a velocidade do curso d´água para gerar a energia. Por ser uma atividade regulamentada pela ANEEL, é recomendável seguir várias etapas e procedimentos padronizados na implantação de uma PCH. A ANEEL fornece um resumo dos processos que podem resultar no sucesso de um empreendimento deste tipo. As etapas propostas se referem a procedimentos legais, de avaliação, de pesquisa e de negociações. Além de visar o sucesso do empreendimento, os critérios acabam por zelar pelos potenciais hidráulicos do Brasil, considerados pela ANEEL como bens da União, devendo ter garantida a sua plena utilização
Basicamente, uma PCH é formada por: Barragem; Sistemas de Captação e Adução de Água; Casa de Força e Sistema de Restituição de Água ao leito natural do rio. Guardadas as devidas proporções, seu funcionamento se assemelha ao de uma usina hidrelétrica de grande porte: necessita de recursos hídricos disponíveis e de desníveis do relevo que gerem movimento nas águas.
Em uma usina hidrelétrica, assim como na PCH, a energia cinética (do movimento das águas) é transformada em energia mecânica e, daí, em elétrica, ao passar pelas turbinas. Os geradores convertem essa energia elétrica na eletricidade que abastece casas, ruas e cidades.
6.0 METODOLOGIA
Em uma usina hidrelétrica, assim como na PCH, a energia cinética (do movimento das águas) é transformada em energia mecânica e, aí, em elétrica, ao passar pelas turbinas. Os geradores convertem essa energia elétrica na eletricidade que abastece casas, ruas e cidades.
PCH (Pequena Central Hidrelétrica) é toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1 MW e inferior a 30 MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a 3 km².
Uma PCH típica normalmente opera a fio d'água, isto é, o reservatório não permite a regularização do fluxo d´água. Com isso, em ocasiões de estiagem a
vazão disponível pode ser menor que a capacidade das turbinas, causando ociosidade.
Em outras situações, as vazões são maiores que a capacidade de envolvimento das máquinas, permitindo a passagem da água pelo vertedor. Por esse motivo, o custo da energia elétrica produzida pelas PCHs é maior que o de uma usina hidrelétrica de grande porte (UHE-Usina Hidrelétrica de Energia), onde o reservatório pode ser operado de forma a diminuir a ociosidade ou os desperdícios de água. Entretanto as PCH´s são instalações que resultam em menores impactos ambientais e se prestam à geração descentralizada. Este tipo de hidrelétrica é utilizada principalmente em rios de pequeno e médio portes que possuam desníveis significativos durante seu percurso, gerando potência hidráulica suficiente para movimentar as turbinas.
As resoluções elaboradas pela ANEEL permitem que a energia gerada nas PCH´s entre no sistema de eletrificação, sem que o empreendedor pague as taxas pelo uso da rede de transmissão e distribuição. As PCH´s são dispensadas ainda de remunerar municípios e Estados pelo uso dos recursos hídricos.
Caso sejam implantados no sistema isolado da Região Norte, podem também receber incentivo do Fundo formado com recursos da Conta Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC), para financiar os empreendimentos, caso substituam as geradoras térmicas a óleo diesel nos sistemas isolados da Região Norte.
...