Qual é a Diferença entre Lavg, Leq e TWA?
Por: Herick Medeiros • 6/10/2021 • Trabalho acadêmico • 563 Palavras (3 Páginas) • 672 Visualizações
1. Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?
Lavg – é o nível médio do som obtido durante o tempo de execução da medição da amostra, e utiliza taxa de duplicação q=5db;
Leq – nível equivalente, ou seja, é o nível de som medido ao longo do tempo de execução com uma taxa de duplicação q=3db;
TWA – trata-se do nível de som constante, que calcula a média do som amostrado em um período de 8 horas, sendo menor que o Lavg por causa da duração de menos de 8 horas, e igual ao Lavg às 8 horas, crescendo em relação ao Lavg após 8 horas.
2. EPI para insalubridade ABSOLUTAMENTE ineficaz: por quê?
A utilização do EPI, para que tenha sua efetividade e segurança levadas ao seu máximo ou mais próximo dele possível, necessita de uma capacitação frequente para seu correto uso e não deve ser a única medida adotada, uma vez que o problema encontra-se no ambiente: a insalubridade.
Além disto, deve-se certificar-se se o C.A. do EPI é eficaz com relação ao agente nocivo. Caso o EPI não tenha esta certificação, ele não pode ser considerado eficaz.
3. dB e dB(A) são a mesma coisa?
Não. O dB é uma unidade de medida do som, onde mede a instensidade de um som. Já o dB(A) é uma curva de ponderação para compensar que os indivíduos não escutam em todas as frequências de forma igual, sendo mais utilizado para a medição de ruídos em frequências altas e baixas
4. Anexo I da NR 15 está matematicamente errado: por quê?
Devido ao uso incorreto e obsoleto do incremento de duplicação de dose correspondente a 5, ao invés da adoção do incremento de dose igual a 3, de acordo com a NHO-01. Quando foi escrita, teve como base em parâmetros adotados pela America Conference of Governmental Industrial Hygienists, os quais foram posteriormente atualizados, adotando o incremento de duplicação de dose igual a 3.
O incremento de dose igual a 5 adotado na NR15 Anexo I, permite uma maior exposição diária do individuo ao ruído, bem maior que os permitidos pelas normas que adotam o incremento de duplicação de dose (q) igual a 3.
5. Os limites de tolerância entre NR15 e NHO 01 são iguais? Explique.
Não são iguais. A NHO-01 tem como referência o limite de tolerância de 85dB(A) para uma exposição diária de uma jornada de 8 horas e dose 100%. Os limites de tolerância para ruídos entre as duas normas são diferentes em função do incremento de duplicação de dose. Enquanto na NR15 é igual a 5, na NHO-01 é igual a 3, sendo assim, os valores de tempo em que o individuo poderá ficar exposto ao ruído diariamente, serão diferentes.
6. Antes da surdez o ruído causa doenças, amputações, acidentes e mortes: Debata!
O ruído é bastante prejudicial a saúde humana e pode levar ao aparecimento de diversas doenças e agravos de saúde, tais como stresse, hipertensão, perda parcial da audição, desequilíbrio no sono, insônica, ansiedade, aumento de acidentes traumáticos, déficit de habilidades, dentre outros.
Alguns dos grupos mais sujeitos a serem afetados por isto são os dj`s, profissionais da construção civil, trabalhadores de aeroportos, pois atuam em ambientes com ruídos bem elevados, ficando mais expostos a desenvolver estes tipos de doenças.
...