Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?
Por: Graziela Grazi • 7/11/2020 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 5.350 Visualizações
- Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?
O Lavg é o nível médio de som obtido durante o tempo de execução da medição (amostra), que utiliza como taxa de duplicação q=5dB. Já o Leq é o nível de som medido ao longo do tempo de execução com uma taxa de duplicação de q=3dB.
O TWA é o nível de som constante, que calcula a média do som amostrado em um período de 8 horas. Sendo menor que o Lavg por causa da duração de menos de 8 horas, e igual ao Lavg às 8 horas, crescendo em relação ao Lavg após 8 horas.
- EPI para insalubridade ABSOLUTAMENTE ineficaz: por quê?
Não considero o EPI como sendo absolutamente ineficaz, até por que a sua utilização é empregue ao estudo de cada realidade (risco), não estou afirmando que seja auto-suficiente no combate ao risco. Pois devem ter um acompanhamento desde sua entrega, observando seu estado de conservação/validade, treinamento para uso e sua conservação (se for o caso), troca periódica, higienização, testes de verificação, entre outros.
- dB e dB(A) são a mesma coisa?
O dB e dB(A) não são a mesma coisa, um dB (decibel) é uma relação entre duas grandezas (escala logarítmica), podendo vir acompanhado por algum sufixo, como por exemplo dBm (miliwatt). Já a ponderação dB(A) é um filtro padrão das frequências audíveis destinados a reproduzir a resposta do ouvido humano ao ruído, sendo amplamente utilizada nos diversos níveis sonoros.
- Anexo I da NR 15 está matematicamente errado: por quê?
Acredito que sim, por causa das faixas pré fixadas de ruído presentes no ANEXO 1, desconsidera a variabilidade desses valores de ruído (entre 80 e 85 dB(A)).
- Os limites de tolerância entre NR15 e NHO 01 são iguais? Explique.
Não, por causa dos limites de tolerância, por mais que possuem o mesmo tempo limite para pressão sonora (8 horas), porém essa pressão não é constante e não é apresentada em um ambiente controlado. Logo,
o fator de dobra (q) são diferentes e apresentarão resultados diferentes, e a NR15 é mais permissiva quanto à exposição do trabalhador até atingir a dose máxima.
- Antes da surdez o ruído causa doenças, amputações, acidentes e mortes: Debata!
O ruído tem como marcador biológico a aferição a audição, porém já é comprovado as outras diversas agressões/doenças que causa ao organismo humano, como alteração hormonal, afeta o efeito dopler, equilíbrio, irritabilidade, concentração, afeta o sono, e essa soma de fatores convergem ao aumento da incidência de acidentes traumáticos, perfuro cortantes, esmagamentos, prensamentos, choque elétrico e demais possíveis em ambientes industriais, doenças cardiovasculares (pressão alta).
...