Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
Por: ketullin123 • 27/12/2016 • Monografia • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 423 Visualizações
[pic 1] |
PROJETO DE MONOGRAFIA
1 –TEMA
Qualidade de vida no trabalho
2 – PROBLEMA
De acordo com as necessidades humanas, até que ponto as pessoas se sentem motivadas em relação ao ambiente de trabalho, ressaltando que funcionários satisfeitos tendem-se a ser mais eficazes e produtivos, levando-se a eficiência na competitividade organizacional.
3 – JUSTIFICATIVA
A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com supervisores, com colegas de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários. Dois aspectos principais e importantes que a qualidade de vida no trabalho se preocupa é o bem estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. No século XX, muitos pesquisadores contribuíram para o estudo sobre a satisfação do indivíduo ao ambiente de trabalho, como Maslow e Herzberg, que se ocuparam com fatores motivacionais ligados às necessidades humanas, com reflexos na auto-realização e no desempenho do individuo. Segundo Maslow relaciona a satisfação a partir das necessidades humanas, distribuídas em cinco níveis hierárquicos: fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização. À medida que cada uma dessas necessidades vai sendo atendida, a próxima torna-se a dominante. Quanto à teoria dos dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos estão relacionados com a política da empresa como as normas administrativas, enquanto os fatores motivadores estão relacionados ao cargo em si, com o sentido de realização pessoal, o reconhecimento, a responsabilidade, entre outros.
De acordo com essas teorias, os funcionários dentro das organizações se encontram motivados (ou não) dependendo do nível de suas necessidades, assim como, da satisfação ou insatisfação dos fatores higiênicos ou motivacionais.
O maior patrimônio de uma empresa é o seu capital intelectual, de acordo com Chiavenato: “o capital humano significa talentos que precisam ser mantidos e desenvolvidos” (Chiavenato, Idalberto: Recursos Humanos, 2002, p.64), dessa forma, promover o bem estar na organização, proporcionar um ambiente inspirador para esses profissionais é uma estratégia essencial para ser ter uma equipe motivada, eficaz e fiel. De uma maneira muito rápida, em todo o mundo, funcionários, gerentes, diretores e empresários, compreenderam que é necessário ter qualidade para poder competir, e o compromisso com as novas idéias, princípios e práticas da qualidade do trabalho foi sendo assumido com grande rapidez, e com muito êxito, por grande número de empresas. Como afirma Coelho:
“A análise dos diversos modelos e práticas da qualidade do trabalho e a oferta existente de consultorias e ferramentas no país indicam algumas estratégias que podem ser adotadas com a finalidade de sobrepor as dificuldades de empresas adotarem”. (Coelho Neto; Antero: Planejamento Estratégico para a Melhoria da Qualidade; p.28).
De acordo com o autor umas das ferramentas principais para se trabalhar a informação correta e a motivação como maneira de satisfação para com seus funcionários é o Endomarketing, segundo Carla costa, gerente de planejamento da agência fábrica comunicação dirigida, o endomarketing é hoje uma nova parte do sistema de comunicação das empresas, deixando de ser específico, sazonal e passando a ter grande importância para o retorno planejado.
No século XXI a qualidade de vida no trabalho pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam aspectos como o bem estar do trabalhador, a eficiência organizacional e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho.
No aspecto mundial a liderança quando é estabelecida de forma eficaz, garante aos integrantes do grupo inúmero benefícios, além de uma equipe interada para realizar suas tarefas profissionais, acarretará um ambiente de trabalho acolhedor e vibrante para com os mesmos.
“Motivar é investir nas pessoas. Os desafios não estão no trabalho em si, mas em você, que é o responsável por criar e manter o ambiente de trabalho”. Afirma Anne Bruce autora do livro Como motivar sua equipe: 24 dicas para criar um ambiente de trabalho divertido e estimulante, p.7.
4 – OBJETIVOS
- Traçar desafios, para que os colaboradores tenham um desempenho melhor e mais abrangente ao executarem as tarefas rotineiras.
- Realizar o Endomarketing, como uma ferramenta para obter a motivação dos seus funcionários.
- Liderar para ser ter uma equipe interada.
- Permitir participação do funcionário nas decisões.
- Promover programa de qualidade de vida conduz sem dúvida a melhores desempenhos.
- Promover o bem estar na organização.
- Ter qualidade para poder competir.
- Capacitar os trabalhadores em estudos e especializações.
- Introduzir exercícios laborais durante a jornada de trabalho.
- Sistematizar o referencial teórico sobre qualidade de vida no trabalho.
5 – HIPÓTESES OU QUESTÃO DE ESTUDO
Afirmativa: O mundo vive hoje um momento de transição fantástica que se reflete na busca incessante pelo incremento da competitividade organizacional. Tal desafio, por sua vez, pode ser apontado como um dos responsáveis pela necessidade da qualidade.
Negativa: As necessidades diferem consideravelmente entre as pessoas e mudam com o tempo. Além do mais, diferenças individuais complicam demais o trabalho de motivação do administrador. Muitos administradores ambiciosos, altamente motivados para conseguir poder e status, acham difícil compreender que todos têm os mesmos valores e anseios que eles têm.
Nula: Talvez as reações das pessoas à satisfação ou à não satisfação de uma necessidade variam. Quanto mais conseguirmos conhecer as pessoas que nos cercam (e a nós mesmos), mais capazes seremos de entender suas necessidades e o que as motivará. Todavia, o comportamento humano depende de tantas complexidades e alternativas que somos obrigados a fazer previsões incorretas num bom número de vezes.
...