Questionário Acessibilidade
Por: lucasblainski • 1/5/2017 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Este questionário estuda o caso do discente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo, Djonatan Tadeu Pieta. Djonatan é portador de necessidades especiais, é cadeirante e estudante do curso de Engenharia da Computação. O discente é de Cascavel, PR, e vem diariamente para Toledo.
Questionário:
- Você passa por alguma dificuldade de acesso no campus?
R: Não, no início da graduação do discente não havia elevador na biblioteca da universidade, mas segundo ele não alterou muito em sua rotina por ir ocasionalmente nela e utilizar apenas o piso térreo. Outra ocorrência era o degrau na entrada em frente ao bloco C, segundo ele era necessário ir até o bloco A para então se dirigir ao bloco C.
- Em relação as carteiras da universidade, elas são adequadas para o seu uso?
R: Segundo Djonatan, as carteira para portador é muito grande para ele, isto que, a termos de norma ele se enquadra como uma pessoa do sexo masculino de estatura alta. Para ele, as carteiras retangulares, as mais antigas na universidade, são mais ergonômicas para o seu uso.
- Já lhe ocorreu de ir para a aula e o elevador do bloco estava em manutenção ou sem energia?
R: Sim, e mais de uma vez. Quando isto acontece o discente fica sem ir à aula. Entretanto, os doscentes são compreensivos e lhe passam a matéria dada em aula posteriormente. Djonatan informou que já tentou utilizar a plataforma para subir escadas, mas demorou muito para que alguém que saiba utilizar o aparelho pudesse lhe atender, e segundo ele não é um método confortável de ser utilizado.
- As questões abaixo são referentes ao acesso e uso do restaurante universitário do campus pelo aluno.
- É acessível a retirada dos pratos, bandeja e talheres?
R: Sim.
- A altura para se servir na câmara de buffet é adequada?
R: Sim.
- A mesa adaptada para portadores, é adequada?
R: Teve que ser improvisada, mas sim, é adequada ao uso.
- A passagem dentro do RU, é de espaçamento adequado?
R: Não, quando há outras pessoas no corredor da câmara de buffet é muito apertado, ainda mais quando as pessoas estão passando com bandeja ou mochila.
- A altura dos copos e para se servir de suco, é adequada?
R: Sim.
- A altura para se servir de guardanapos, sal e temperos, é adequada?
R: Não, o estudante não consegue se servir de guardanapos e sal devido à estes se encontrarem muito alto para seu alcance.
- A rampa de acesso ao restaurante, é acessível e de inclinação adequada?
R: Não, segundo o discente a rampa é muito inclinada e o piso é irregular, para acessar o restaurante, Djonatan prefere ir pelo acesso por trás do restaurante.
- As rampas de acesso da universidade, são adequadas para sua passagem?
R: A rampa frontal entre o bloco C e o bloco A é muito íngreme para a subida, e de piso irregular. Segundo o estudante, a rampa entre o bloco E e o bloco C é boa para o uso. A rampa traseira entre o bloco A e o bloco C também é tranquila para o uso.
- Os banheiros para portadores são adequados para o uso?
R: Em partes sim, em alguns faltam trancas nas portas, o que atrapalha a privacidade. Nos banheiros do restaurante universitário a utilização do vaso sanitário é mais complicada pelo mesmo ser de frente a porta, dificultando o aluno de manobrar sua cadeira e se instalar nele.
...