Química Geral II Cinética Química
Por: To Indo Já Já • 2/5/2019 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
As forças gr a vit ac io na is e e lét r icas são e xe mp los de forç as de ca mpos q ue pode m at uar a tra vés do
espaço, prod uzindo e fe ito mes mo q ua ndo não há co nta to fís ico e ntre o s ob jetos e m interação. Esta intera ção
pode ser mode lada co mo um p rocesso de d ua s etapa s : uma pa rt íc ula - fo nt e estabe lece um c a mpo e, e nt ão , a
part íc ula carre gada inter a ge co m o ca mpo e e xp er ime nt a uma fo rça. Isso ocorre porque o sangue contém um catalisador biológico para essa reação, chamado de catalase. A catalase é uma enzima presente não só no sangue, mas em diversos outros materiais, como a batata por exemplo.
Química Geral II Cinética Química
6
Em geral, o catalisador acelera a reação encontrando um caminho optativo, que em química diz ser como um mecanismo de reação diferente, entre reagentes e produtos. Esse novo caminho tem uma energia de ativação menor que a do caminho original.
As reações químicas estão muito presentes em nosso cotidiano e, para que elas ocorram, é necessária certa quantidade de energia, energia esta que pode ser resultado da agitação das moléculas. No momento em que existe a transformação de reagentes para produtos, as reações ocorrem em sua velocidade natural, entretanto, esse processo transcorre de forma muito lenta e, devido a isso, faz-se necessário o aumento da velocidade para que a transformação aconteça de forma mais rápida. Desse modo, é cabível o uso de catalisadores.
O catalisador minimiza a barreira de energia de ativação e, por isso, sua inclusão em uma reação que está acontecendo, tem como finalidade acelerar a velocidade da mesma, possibilitando uma maior velocidade na formação do produto e, ainda, fazendo com que a reação obtenha o estado de equilíbrio químico em menor tempo. O gráfico 01 mostra o que ocorre com a reação quando colocado o catalisador.
...