RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Marckson valentin • 26/4/2017 • Monografia • 382 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
TEMA: RECICLAGEM DE RESIDUOS SOLIDOS NA CONTRUÇÃO CIVIL
1.1 O Problema
O problema dos resíduos sólidos aumenta ainda mais quando a ela se soma algo muito alarmante: grande quantidade não é destinada de forma correta, e acabam por ser jogadas ilegalmente em terrenos baldios, áreas de preservação permanente (APP), vias públicas, etc. Desta maneira, a difusão de uma cultura de tratamento, reciclagem e reutilização no setor se apresenta como um tema cada vez mais urgente em nosso tempo atual, em que a sustentabilidade ambiental deve ser vista como aliada vital do desenvolvimento econômico. Vale lembrar, que o atual momento do Brasil esquenta ainda mais o debate sobre os impactos da construção civil: aqui no Brasil a questão da reciclagem e reutilização destes resíduos ainda está começando quando se comparado à Europa.
A criação desses resíduos tornou-se um grande problema a ser resolvido pelo setor da construção civil, que se encontra em meio a um desafio de conciliar seus meios de fabricação com um avanço consciente, a alternativa da reciclagem e do reaproveitamento se apresenta como uma ótima solução na construção civil.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Geral ou Primário
O principal objetivo deste TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO é mostrar a importância da reciclagem de resíduos sólidos na construção civil, uma vez que a construção civil é a maior geradora de resíduos sólidos da sociedade.
Objetivos Específicos ou Secundários
- Realizar uma pesquisa sobre reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil;
- Fazer o levantamento sobre os efeitos em todo meio ambiente;
- Identificar as melhores maneiras de reciclagem e reutilização dos resíduos.
3. JUSTIFICATIVA
O TCC esta diretamente considerando que os problemas causados pelo gerenciamento improprio dos resíduos sólidos ou até mesmo falta de planejamento apresentam impactos prejudiciais à sociedade, ao meio ambiente e às indústrias em modo geral.
A reciclagem e reutilização dos resíduos é o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável, tão esperado atualmente.
Uma vez que a prática é vantajosa em vários aspectos: reduz as chances de deposição em locais clandestinos e contribui para aliviar a pressão sobre aterros de inertes, cada vez mais saturados. Para o gerador, representa custos menores com a destinação, além da possibilidade de reaproveitamento de materiais antes descartados e do emprego, na própria obra, de agregados reciclados, em substituição a novas matérias-primas extraídas do meio ambiente.
...