RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Dissertações: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cira2013 • 8/4/2014 • 2.188 Palavras (9 Páginas) • 430 Visualizações
INTRODUÇÃO
Projeto: Referente a área de Recrutamento e Seleção
Público Alvo : Direcionado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na liderança de projetos em Recursos Humanos. Perfil da turma: è realizada junto ao cliente à partir do levantamento das qualificações e habilidades técnicas e comportamentais necessárias para exercício do cargo.
Perfil do Grupo: Pessoas com nível superior, (recém formada ou não) jovens dinâmicos e que estejam interessados em seguir carreira dentro de uma organização.
Tema: Melhoria na Qualidade de Recrutamento e Seleção.
Justificativa: O nosso trabalho será para ajudar pequenas e médias empresas, que necessitem de contratações de profissionais, realizando entrevista, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, e avaliação do perfil do profissional e etc...
Segue abaixo fundamentações teóricas de alguns autores referente ao Recrutamento e Seleção:
Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov, em 1993 escreveu (pág. Livro Administração de Recursos Humanos págs. 181, 183 e184.
Recrutamento e Seleção – processo pelo qual um novo funcionário é atraído para a organização e é escolhido para preencher um cargo específico.
Cada gerente sem dúvida precisará, em algum ponto de sua carreira, recrutar e selecionar funcionários. Esta seção discute alternativas para o recrutamento de pessoal – dentro ou fora da organização – que estão de acordo com as leis e regulamentações atuais.
Seleção é o processo pelo qual os candidatos a um cargo, são separados e entrevistados e é tomada a decisão de contratar. No processo de seleção, a administração deve tomar todo cuidado para evitar qualquer forma de discriminação, que pode até ser punida por lei. A decisão de empregar deve estar baseada em critérios relacionados com o cargo.
Drucker (2000) afirma que é algo que praticamente ninguém prévia e nem mesmo era comentado há dez anos: o comércio eletrônico, ou seja, a emergência explosiva da Internet como importante e, talvez, com o tempo, o mais importante canal de distribuição de bens, serviços e, surpreendentemente, empregos nas áreas administrativas e gerenciais.
Nakache(1997) menciona a utilização vantajosa da Internet para dois tipos de candidatos: estudantes universitários para ocuparem cargos de trainees, trabalhos sazonais, e pessoais técnico, especialmente com habilidades pouco comuns.
O termo “recrutamento” é ter atitude em recrutar, seu significado teve origem inicialmente nos exércitos, onde captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha era habitual.
Rapidamente o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi incorporado e chamado Recursos Humanos (RH), em especial, ao sistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Segundo consta no livro de Administração Princípios e Tendências dos autores Francisco José Masset Lacombe e Gilberto Luiz José Heilborn,
Recrutamento é o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potenciais. Deve ser efetuado em unidade centralizada e é uma atividade permanente, intensificada apenas nas ocasiões em que existem vagas. Só é possível recrutar a pessoa certa se soubermos antecipadamente o perfil desejado para essa pessoa, Isto é, suas características pessoais e profissionais. Só é possível ter êxito no processo de recrutamento se tivermos esse perfil bem definido. Para a definição do perfil correto é preciso saber o que se espera do candidato, isto é o que ele vai fazer. Resumindo, procedem o recrutamento:, a descrição da função e a definição do perfil do candidato. A “cara” da empresa é definida pelo perfil das pessoas contratadas.
Métodos de Recrutamento
Anúncios de mídia, Tabuletas na porta, Informações em quadros de Avisos, Apresentações, Indicações de empregados, Apresentações espontâneas, Agências de emprego, Intercâmbio com outras empresas, Anúncios em revistas técnicas, Empresas de Headhunting (termo inglês “caçador de cabeças”), Instituições deformação de mão-de-obra especializada e de profissionais de alto nível, Sites na Internet de oferta e procura de mão-de-obra.
Recrutamento interno
Um ponto importante a ser considerado em qualquer recrutamento interno é a prioridade que se deve dar ao recrutamento interno. O aproveitamento do pessoal da empresa, em geral, motiva todos os empregados, sinalizando a disposição de promover a “prata da casa” e de criar perspectivas de carreira.; com custo de admissão praticamente nulo e a probabilidade de acerto tende ser maior, uma vez que já estão na empresa e são conhecidos.
A divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, busca recrutar colaboradores com interesse em mudar de área buscando promoção, interesse profissional (Chiavenato, 2004, pág.68).
Vantagens do Recrutamento Interno
É mais econômico;
É mais rápido;
É uma fonte poderosa de motivação para os empregados,
Apresenta melhor índice de validade e de segurança,
Aproveita os investimentos da empresa em treinamento do pessoal,
Desenvolve um espírito sadio de competição entre o pessoal.
Desvantagens de Recrutamento Interno
Exige que os funcionários tenham potencial para serem promovidos e motivação para chegarem lá. Se a empresa não oferecer oportunidade no momento adequado, corre o risco de trazer conseqüências com apatia, desinteresse, etc...
Pode gerar conflitos de interesse.
Para Chiavenato(2004) um colaborador convive com situações negativas e conflitos perdem a motivação e a criatividade.
O recrutamento externo
Traz pessoas com novas experiências, conhecimentos e percepções, que podem colaborar para aperfeiçoar os procedimentos da empresa e para sensibilizar a administração para o ambiente externo e o mercado. O ideal é mesclar os dois tipos de recrutamento, embora priorizando o interno.
...