RECURSOS MINERAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: pedrosouzal • 1/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.411 Palavras (10 Páginas) • 5.147 Visualizações
RECURSOS MINERAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PEDRO SOUZA LEITE
LISTA DE SIGLAS
MME – Ministério de Minas e Energia
RMI’s – Recursos Minerais Industriais
ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................... 3
RECURSOS MINEIRAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.. 4
2. BRITA............................................................................................................. 4
3. AREIA............................................................................................................. 7
4. VERGALHÕES DE AÇO.............................................................................. 10
5. MATERIAIS CERAMICOS......................................................................... 11
CONCLUSÃO........................................................................................................ 12
REFERÊNCIAS..................................................................................................... 12
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo, que nós como alunos nos familiarizemos e adentremos um pouco mais sobre o assunto dos recursos minerais, sem deixar de relacionar determinado tema com o nosso curso, buscando melhor compreender a utilização dos mesmos na construção civil.
O trabalho será apresentado como um estudo teórico, que começará abrangendo os recursos minerais em geral na construção civil, depois adentrando especificamente no estudo da brita, areia, vergalhões de aço e materiais cerâmicos, decorrendo sobre suas jazidas, propriedades, usos e questões ambientais que cada um gera.
Portanto, sendo uma discussão teórica, escolhemos por procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, tendo por base livros e trabalhos acadêmicos científicos.
Recursos Minerais Utilizados na construção civil
Segundo Luz e Lins (2005), os minerais podem ser divididos em metálicos, industriais, gemas, águas e energéticos, sendo cada um deles utilizados na construção civil, sendo diretamente ou indiretamente.
Os principais minerais metálicos podem ser considerados os ferrosos, que geram ligas importantes, como o ferro, manganês, cromo, níquel, cobalto, entre outros; e os não-ferrosos como o cobre, zinco, chumbo, estanho, alumínio, magnésio, titânio e berílio. Tendo esses inúmeras utilidades na construção civil, passando pela sustentação de uma obra, utilização na instalação elétrica, em tintas, entrem demais utilidades. (LUZ; LINS; 2005).
Dentre as rochas e minerais industriais (RMIs), em nosso tópico se destaca os estruturais ou para construção civil: agregados (brita e areia), minerais para cimento (calcário, areia, argila e gipsita), rochas e pedras ornamentais (granito, gnaisse, quartzito, mármore, ardósia etc.), argilas para cerâmica vermelha, artefatos de uso na construção civil (amianto, gipsita, vermiculita etc.), minerais que irão se citandos e melhor explicados ao decorrer de nosso trabalho. (LUZ; LINS; 2005).
O que se destaca dentro das gemas são as pedras preciosas, especialmente o diamante para as obras de construção civil, que pelo seu alto grau de dureza, favorece seu uso em determinados casos, como nas britadeiras. (LUZ; LINS; 2005).
A água é um recuso mineral indispensável para a construção, sendo que é utilizada em praticamente todo seu processo. (LUZ; LINS; 2005)
Dentro dos minerais energéticos os combustíveis fósseis são responsáveis, por diferentes funções, sendo uma delas de grande importância, são responsáveis pelo transporte de todo material de uma obra. (LUZ; LINS; 2005).
Brita
2.1 Aplicações na construção civil
Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), 2010, existem quatro aplicações principais para brita no setor da construção civil, sendo elas, como agregado na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias e barramentos, porém estes não são as únicas aplicações, existindo outros usos.
2.2 Minerais que os constituem
A brita para a construção civil é o resultado do processo da britagem de vários tipos de rocha, sendo assim esta não possui minerais específicos em sua composição, variando de rocha para rocha. Levando em consideração o Brasil, 85% da brita provêm do granito/gnaisse, 10% de calcário/dolomito e 5% de basalto/diabásio. (MME, 2010).
Portanto, os minerais que serão citados correspondem aos encontrados nessas rochas, que são: O quartzo, feldspato, mica, calcita e dolomita. (PETRUCCI; 1973).
2.3 Propriedade dos minerais presentes na brita
Nesse trecho iremos apresentar algumas propriedades dos principais minerais que constituem a brita, baseando nossos dados em Petrucci, 1973.
O quartzo é constituído pela sílica livre ou formando silicatos com o os óxidos básicos, sua composição química é SiO2, com dureza 7, sem plano de clivagem, usualmente opaco, muitas vezes de coloração branco-leitosa, com densidade relativa de 2,65.
O feldspato possui diversas composições químicas variando conforme cada tipo, entre estes temos o ortoclásio (K2O, Al2O3, 6SiO2), o plagioclásio (Na2O, Al2O3, 6SiO2) e anortita (CaO, Al2O3, 6SiO2), de coloração variável, dureza 6, densidade relativa entre 2,55 e 2,76, com clivagem fortemente pronunciada em duas direções.
As micas são silicatos de alumínio de variada e complexa composição química, de fácil clivagem, possuem dureza entre 2 e 3 e com coloração e densidade relativa variável.
A calcita é um carbonato de cálcio cristalino, com composição
...