REEDUCAÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL EM RELAÇÃO AO PUBLICO DA TERCEIRA IDADE
Trabalho Universitário: REEDUCAÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL EM RELAÇÃO AO PUBLICO DA TERCEIRA IDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/3/2015 • 646 Palavras (3 Páginas) • 511 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MAUÁ
LEONARDO GUEDES DE SOUZA MELO
REDUÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL:
NA TERCEIRA IDADE
MAUÁ/SP
2014
LEONARDO GUEDES DE SOUZA MELO
REEDUCAÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL
EM RELAÇÃO AO PUBLICO DA TERCEIRA IDADE
Projeto apresentado à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo do Curso Superior em Informática para Gestão de Negócios.
Orientadora: Profa. Mestre Andréa Firmino de Sá
MAUÁ/SP
2014
Resumo
Este projeto consiste em fazer uma análise sobre as principais dificuldades do idoso com as novas tecnologias, tendo como base a falta de interesse dos órgãos públicos sobre o problema, pensando na colaboração da interação do mesmo com a sociedade moderna. Pretende-se também, investigar as melhores maneiras de aborda-lo sem assustar ou deixar mais confuso em relação as suas dificuldades. O foco deste estudo é na possibilidade da criação de um curso gratuito, que abranja as dificuldades do idoso, sem que haja uma sobrecarga de informação e possa interagir com o novo mundo que é repleto de tecnologias. Que atualmente é limitado a um numero expressivamente pequeno, por falta de oportunidade para a maioria.
Palavra-chave: dificuldades, tecnologias, interação e oportunidade.
1.INTRODUÇÃO
O projeto tem como objetivo investigar a possibilidade de minimizar as dificuldades dos idosos em relação ao analfabetismo digital na cidade de Mauá. Inicialmente deve-se investigar qual é a maior dificuldade encontrada pelo idoso ao interagir com tecnologia e procurar a melhor maneira de erradicar esse problema da melhor maneira de reduzir os problemas “digitais” que afligem pessoas na melhor idade no município, para que não olhem celulares, tablets, computadores e notebooks como objetos de outro mundo. Criar um método de ensino confortável e simples que alcance a maior parte deste publica, que em pleno século XXI ainda não consegue fazer ligações com o próprio celular, sem auxilio de um terceiro. E por fim cogitar a possibilidade de realizar esse projeto gratuitamente para a comunidade.
2.PROBLEMA DE PESQUISA
É possível a redução, gratuita de idosos analfabetos digitais no município de Mauá?
3.HIPÓTESE
Essa questão pode ser resolvida com ajuda de algum órgão governamental ou não, que possa no minimio,ceder com espaço, material e profissionais capacitados que saibam lidar e tirar dúvidas do publico da terceira idade, colaborando no projeto social da melhor forma possível.
4.OBJETIVOS:
4.1 Objetivo Geral:
1.
Esta pesquisa tem como objetivo geral, descobrir as principais dificuldades dos idosos em relação a informática , com o intuito de ajuda-los da melhor forma possível a superar seus medos com relação a computadores e viver em harmonia com as tecnologias que nos cercam.
4.2. Objetivo Específico:
Especificamente pretende-se descobrir se algum órgão governamental ou não tem interesse em colabora com esse projeto de redução de analfabetismo digital o município.
6. Justificativa
A proposta dessa pesquisa é a melhora das condições de vida do idoso no município de Mauá, o ajudando a ficar mais independente em relação a seus eletroeletrônicos e aproximar esse publico das novas tecnologias com um olhar levado a curiosidade e não ao receio ou desinteresse.
7. Metodologia
Essa é uma pesquisa qualitativa, pois busca informações a respeito de algum beneficio a sociedade, no caso somente para um publico alvo/especifico sem uma previa pesquisa de campo, a área analisada é o município de Mauá e o alvo é a terceira idade do município.
8. Referencial teórico
SILVINO, A. M. D.
EM: RAE-eletrônica, v. 2, n. 2, jul-dez/2031- Abergo 2002 - VII Congresso Latino-Americano, XII
< http://www.rae.com
EM: RAE-eletrônica, v. 2, n. 2, jul-dez/2031- Abergo 2002 - VII Congresso Latino-Americano, XII
< http://www.rae.com
http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?Fus
eAction=Artigo&ID=1808&Secao=CIENCIA&Volu
9. Referencial
e ABRAHÃO,J. I. Navegabilidade e inclusão digital: Usabilidade e competências
EM: RAE-eletrônica, v. 2, n. 2, jul-dez/2031- Abergo 2002 - VII Congresso Latino-Americano, XII
< http://www.rae.com
<.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=1808&Secao=CIENCIA&Volume=2&Numero=2&Ano=2003 >
...