RELATÓRIA DE VISITA TÉCNICA A OBRA
Por: Miquéias Rodrigues • 29/9/2019 • Relatório de pesquisa • 539 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: GEOLOGIA
ALUNO: MIQUÉIAS EUDES NOGUEIRA RODRIGUES
Relatório apresentado como Visita Técnica
à obra do Colégio Orlando Cavalcante
Gomes, no bairro Cristo Redentor do Curso da
Engenharia Civil da Faculdade Três Marias.
Professor Orientador: Caio Franklin
João Pessoa, 18 de maio de 2019.
RELATÓRIO
A visita foi realizada no dia 18 de maio de 2019, sob orientação do Professor Caio Franklin com a turma da Engenharia Civil ao Colégio Orlando Cavalcante Gomes, localizado no bairro Cristo Redentor, João Pessoa-PB, obra está que possui os seguintes projetos apresentado:
Laboratório: 4 salas;
Ginásio Esportivo;
Reforma e/ou manutenção: colégio em geral, salas, pisos, bebedouros, etc.
INTRODUÇÃO
Inicialmente, fomos antecipados de uma palestra sobre Construção Civil e áreas afins, histórico do desenvolvimento e execução dos projetos em João Pessoa, também, como vários outros municípios citados, ministrado pelo Sr. Costa, proprietário da Construtora Santa Julia e com os funcionários da empresa, Karyna e Luciano, excelentes profissionais.
OBJETIVO
Ao objetivo de constatar e entender o funcionamento pré-executivo das obras em suas diversas etapas, tais como: procedimentos adequados com segurança, visionando a vida dos operários e profissionais á frente da obra, responsabilidade ambiental e econômica, e o monitoramento ao uso dos EPI’s.
DESENVOLVIMENTO
Encaminhemo-nos a obra, rapidamente, fomos deparados com um declive já em plano reto, particularmente, chamou atenção e por relatos constataram-se como a maior dificuldade a ser resolvida na obra em geral, para surpresa de todos. Quando uma área estiver em declive, a preocupação será a quantidade de material gasto, aumentando financeiramente todo levantamento não previsto, especificamente. Sendo assim, construíram-se duas salas, essas que havia todo sistema de eletricidade instalado, os materiais, futuramente, com aplicações de afiação embutidos nas paredes e com divisórias já registradas no projeto. Possivelmente, o acesso para esses ambientes será por meio de escadas e rampas, segundo relatado. Vale ressaltar que todos os materiais que serão usados nesta obra, serão de boa qualidade e durabilidade, claro, que a manutenção é constante. Entretanto, mostrou-se preocupação na escolha desses produtos, o construtor.
Prosseguimos, chegamos ao ginásio esportivo, identificamos imediatamente, alguns erros a ser reparado, o nivelamento dos acentos, mais conhecidos como; bancos, arquibancadas, degraus, etc... Tanto o tamanho, quanto a largura em distância de ambos. Dificultando o desenvolvimento das atividades e locomoção. Segundo erro, os refletores em posições e locais inapropriados para serem executados adequadamente, nessa área, em especial, precisa-se de cautela. A maior surpresa para todos nesse local, foi à construção de elementos vazados de concreto feitos em moldes. Em relatos, levantados, através da experiência da construtora a não solicitar á outra empresa uma compra pelos elementos vazados, tornam-se rápidos e práticos e economiza uma boa quantia, deixou essa dica á todos os presentes. Em seguida, continuamos a visita pelos corredores em manutenção e reparos, identificamos os bebedouros e outra sala ao fundo com suas divisórias. Assim, retornamos ao lugar de origem, nos confraternizados e agradecemos, por meio de fotos e distração.
...