TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À OBRA

Por:   •  6/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  4.620 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Materiais e Técnicas Construtivas

Professora: Denise Botelho

Alunos: Camilla Smith, Vanessa Andrade, Rafael Ferreira,

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À OBRA

Introdução

O empreendimento visitado é uma obra da construtora São Conrado e fica localizado da Alameda das Cajazeiras, no bairro Caminho das Árvores. Se trata de um condomínio residencial, chamado Villa Elegance composto por uma torre de 21 pavimento, sendo 18 pavimentos de apartamentos, 2 de garagem e mais 1 para as aéreas de convivência. O gerente da obra é o engenheiro civil Julio Nascimento e durante a visita fomos acompanhados pelo assistente de engenharia, Fernando Silva.

O empreendimento teve início em abril de 2018 e a previsão é que a conclusão ocorra em cerca de 2 anos e meio. Atualmente a obra se encontra na fase inicial, possuindo 10 funcionários, porém com o desenvolvimento da construção, o número de funcionários irá aumentar gradualmente.

Tema 01: Instalação do canteiro da obra (Planta do canteiro da Obra) e Serviços Preliminares

Em relação à instalação do canteiro da obra e serviços preliminares pudemos observar as seguintes áreas operacionais: escritório, um pequeno almoxarifado e depósitos para poucos materiais, equipamentos como como caminhão betoneira. Não observamos centrais de concreto, argamassa, armação, formas, pré-moldados, pois grande parte desses materiais estão sendo recebidos prontos e de acordo com a demanda.

Sobre as áreas de vivência, encontramos instalações sanitárias e vestiários, refeitório. Não observamos cozinha própria, lavanderia e dormitório devido ao número de funcionários não demandar tal estrutura. Além disso, é importante mencionar que a tipologia do canteiro é de containers, posicionados de forma a atender às necessidades da obra e dos trabalhadores.

Em relação aos EPIs e EPCs, observamos o uso de capacetes, coletes, camisas de manga, luvas, calças, botas, cones, grades de contenção. Demais equipamentos não foram observados, grande parte devido à pouca atividade na obra no momento da visita, sobretudo devido à greve dos caminhoneiros que interrompeu o fornecimento de materiais.

O terreno onde localiza a obra corresponde ao espaço de duas casas que deram espaço ao lote atual, consequentemente houve a demolição das residências (pudemos observar o que restou da fundação de uma das casas e também a antiga piscina). Além disso, o terreno é em aclive e foi necessario o corte de uma parte do mesmo e aterro em outro local do lote.

Tema 02: Sistemas Estruturais – Fundação e Concretagem

Através da sondagem do terreno, observou-se que o solo é do tipo silto argiloso. Com base nisso, o engenheiro optou pela fundação direta rasa (blocos de fundação) e também pelo tipo de fundação indireta do método com estacas (hélice contínua com broca de 12m).

Para o processo de concretagem, todas as etapas estão sendo obedecidas: preparo, transporte, lançamento, adensamento, nivelamento e cura. O preparo do concreto será executado com o auxílio da betoneira para peças, enquanto o piso será feito manualmente; O transporte está sendo realizado em gruas e caçambas e lançado tanto com a betoneira e adjutório da mangueira quanto com equipamento bomba lança (até o 8° andar); O adensamento será feito com vibração, com exceção da cortina de contenção que está sendo feita de forma manual. Segundo o assistente será utilizado para o nivelamento do piso o equipamento niveleto à laser e o concreto terá apenas 2 dias de cura devido ao clima atual e ao sombreamento do terreno que dificulta a evaporação das propriedades do concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com