RELATÓRIO - Aula prática de microscopia
Por: Léo Barbosa • 25/10/2017 • Relatório de pesquisa • 969 Palavras (4 Páginas) • 757 Visualizações
[pic 1] | [pic 2] | [pic 3] Unidade Acadêmica de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos |
RELATÓRIO
Aula prática de microscopia
Autores:
Darlan de Souza Barros
Matricula: 716110323
Eliel Gomes Barbosa
Matricula: 716110149
Sumé-PB
2016
OBJETIVO
Esta aula teve como objetivo apresentar os alunos ao microscópio, mostrando seus: componentes, forma, funcionamento, manuseio e cuidados. Também teve como objetivo permitir o manuseio do equipamento pelos mesmos para visualização de laminas com matérias que só são viseis ao microscópio ótico.
- INTRODUÇÃO
Os microscópios são equipamentos utilizados para ampliar pequenas imagens que não são vistas a olho nú. As imagens aumentadas por este equipamento possibilitam o estudo de pequenos organismos, revelando com isso estruturas microscópicas de forma detalhada, permitindo assim o estudo dessas estruturas.
- MATERIAL
Para esta aula pratica foram utilizados um microscópio ótico e a lâmina de vidro 4976 pulmão. Para a entrada no laboratório também foi necessário o uso de jaleco e sapatos fechados.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Inicialmente o microscópio ótico foi ligado e sobre a platina foi fixada a lâmina com a ajuda das pinças. Para iniciar a visualização da amostra fixada na lâmina foi utilizada a menor objetiva, a de aumento 10x, após isso foi utilizado o parafuso macrométrico e o micrométrico para conseguir uma boa focalização da amostra, com a focalização correta na objetiva 10x girou-se o revolver para a objetiva 40x e se utilizou novamente o parafuso micrométrico para uma nova focalização, estando focalizado na objetiva 40x girou-se o revolver até chegar no ponto entre a objetiva 40x e a 100x, nesta localização foi feita a colocação de uma gota de óleo de imersão e se girou o revolver até a objetiva 100x e utilizou novamente o parafuso micrométrico para uma nova focalização.
- RESULTADOS
Com a focalização na objetiva 10x já se pode observar pequenas estruturas na lâmina de amostra e perceber uma pequena variação de cor, diferenças que são imperceptíveis ao olho nú.
Com a utilização da objetiva 40x já se pode notar com maior facilidade a amostra da lâmina que consistia em um meio com aspecto gelatinoso na coloração rosa escuro nas partes mais concentradas e de um rosa mais claro nas extremidades de menos concentração com presença de pequenos pontos pretos por toda a amostra com maior concentração nas mais partes com o rosa mais escuro como mostra a figura 1.
...