RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
Por: Fábio Brito • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.758 Palavras (16 Páginas) • 168 Visualizações
FÁBIO DE ARGÔLO DE BRITO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
Camaçari - Bahia
2016
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Metropolitana de Camaçari.
Orientador: Prof. Linaldo Santos Bezerra
Camaçari - Bahia
2016.1
SUMÁRIO
CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO 1
1 INTRODUÇÃO 2
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 3
2.1 SERVIÇOS PRESTADOS 3
2.1.1 MANUTENÇÃO: PREVENTIVA E CORRETIVA 3
2.1.2 TESTE ONLINE: 4
2.1.3 OUTROS SERVIÇOS: 5
2.2 IDENTIDADE ORGANIZACIONAL 6
2.2.1 MISSÃO 6
2.2.2 VISÃO 6
2.2.3 VALORES 6
2.2.4 LOCALIZAÇÃO 6
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 6
3.1 ELABORAR ORÇAMENTOS/PROPOSTAS TÉCNICAS/COMERCIAIS DE MANUTENÇÃO EM VÁLVULAS INDUSTRIAIS PARA GRANDES EMPRESAS 6
3.2 ANALISAR O DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS (VÁLVULAS) JUNTO AO ORÇAMENTO / PROPOSTA CONFRONTANDO PREÇO COM SERVIÇOS, PROCEDIMENTOS ESPECIAIS, FORNECIMENTO DE SOBRESSALENTES 8
3.3 ADMINISTRAR FISCAL/FINANCEIRO DE CONTRATOS PETROBRAS, ENVOLVENDO ÁREA TÉCNICA/ENGENHARIA, FINANCEIRA, NOTAS FISCAIS, FATURAMENTO, REAJUSTE DE PREÇOS, NEGOCIAÇÕES DE INADIMPLÊNCIAS, ADICIONAIS DE VALORES, EMISSÃO DE RELATÓRIOS GERENCIAIS E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ACOMPANHAMENTO, BEM COMO NEGOCIAÇÕES VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES DOS CONTRATOS 9
3.4 ELABORAR E ACOMPANHAR AS ROTINAS DE MEDIÇÕES BEM COMO O CONTROLE ORÇAMENTÁRIO DOS CONTRATOS, ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS REQUERIDAS E OS PRAZOS ESTABELECIDOS EM CONTATO COM O SETOR DE FISCALIZAÇÃO PARA EMISSÃO DE RELATÓRIOS DE MEDIÇÃO E DOCUMENTOS DE FATURAMENTO 11
4 CONCLUSÃO 14
5 REFERÊNCIAS 15
6 ANEXOS 16
CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Estagiário: Fábio de Argôlo de Brito
Matrícula: 031110145
Curso: Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
Turma: 2016.1
Empresa Concedente do Estágio: Serventec Comércio, Indústria e Serviços de Manutenção Industrial Ltda.
Ramo da Atividade: Empresa de prestação de serviços especializada no ramo de manutenção em válvulas industriais de bloqueio e processo, válvulas de segurança e alívio, pressão e vácuo, piloto operada, controle, on-off, válvulas de alta pressão (HP), válvulas de super alta pressão (SHP) além de atuadores elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Localização: Rua Joaquim Nabuco, nº 36, Garcia d’Ávila, Dias d’Ávila, Bahia – CEP 42.850-000.
Período de Estágio: 01/12/2015 a 30/05/2016.
Carga Horária Realizada: 760 horas.
Professor Orientador: Linaldo Santos Bezerra.
Supervisor do Estágio: José Tadeu Feijó.
- INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado constitui uma exigência da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 [1]. O estágio é indispensável à formação profissional com a finalidade de adequar o discente às perspectivas do mercado de trabalho, proporcionando ao estagiário a oportunidade de aliar a teoria adquirira no meio acadêmico ao trabalho produtivo.
A inserção de um discente no ambiente laboral está entre uma das formas mais eficazes de consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos no ambiente acadêmico. O cotidiano de trabalho assistido em uma empresa agrega valor ao aluno no que refere-se a conhecimentos práticos que, em conjunto com a teoria estudada anteriormente, proporciona uma curva de aprendizagem exponencial, tornando o futuro profissional apto aos desafios do mercado de trabalho.
Durante este período, o estagiário tem a chance de apreciar a política da empresa, desenvolver contatos e transitar entre departamentos, assim como estabelecer relacionamento interpessoal e permitir a empresa conhecer-lhe.
O estágio supervisionado tem como finalidade proporcionar ao estagiário a complementação do conhecimento teórico adquirido através de aplicações práticas, aperfeiçoamento técnico-científico e de relacionamento interpessoal. Em consequência ao convívio e a recíproca confiança contraída expandem-se as probabilidades de contratação após a conclusão do curso.
O aludido estágio teve como objetivos, complementação da formação do discente, proporcionando uma experiência acadêmico-laboral por meio de vivências nos campos práticos do engenheiro de controle e automação, além de constituir vínculos entre teoria e prática profissional, refletindo sua aprendizagem com ponderações sobre o trabalho cotidiano do engenheiro de controle e automação na área industrial, aprimorando assim habilidades técnico-científicas necessárias ao exercício da função, consolidar a integração do estagiário com a sociopolítica e profissional e avigorar os aspectos inerentes ao exercício da engenharia, principalmente no ambiente industrial.
...