RELATÓRIO: INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CIRCUITOS EXPERIMENTAL
Por: elleakim • 17/10/2018 • Relatório de pesquisa • 795 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
RELATÓRIO: INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CIRCUITOS EXPERIMENTAL
Laboratório 3 – Teorema da Superposição
ITAJUBÁ
2018
RESUMO
Esse terceiro experimento teve como principal objetivo verificar na prática a Lei da Superposição através da montagem, medição e cálculos de um circuito com três resistores e duas fontes de tensão de diferentes valores. Este documento apresenta os resultados e dados obtidos nessa experiência, na qual foram realizadas medidas de resistência, tensão e corrente, com auxílio de um multímetro para cada etapa do procedimento e posteriormente a comparação com os resultados teóricos.
Palavras chave: Experimento, Teorema da Superposição, circuito com duas fontes de tensão.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 TEOREMA DA SUPERPOSIÇÃO
De acordo com o livro Introdução à Análise de Circuitos de R.L. Boylestad, o Teorema da Superposição diz que: “ A corrente ou tensão de qualquer elemento do circuito será igual à soma algébrica das correntes ou tensões produzidas independentemente por cada fonte”.
A aplicação do teorema é bastante simples: Primeiramente, deve-se colocar uma das fontes em repouso, isso significa substitui-la por um curto-circuito caso seja uma fonte de tensão ou abrir o circuito nos mesmos pontos em que a fonte esteja conectada caso seja uma fonte de corrente, depois, repetir o processo com a outra fonte. No final, deve-se realizar uma soma algébrica das correntes e tensões encontradas em cada uma das análises, obtendo assim, os valores correspondentes ao circuito com as duas fontes conectadas ao mesmo tempo.
As figuras a seguir mostram os procedimentos para a resolução do circuito proposto no experimento.
Figura1 – Análise em resposta à fonte V1.
[pic 1]
Figura 2 – Análise em resposta à fonte V2.
[pic 2]
3. OBJETIVOS
Neste terceiro laboratório realizamos experimentos com um circuito que possuía duas fontes de tensões. O principal objetivo foi analisar o comportamento desse circuito, repousando uma fonte e depois a outra, comprovando assim o Teorema da Superposição, além de, compreender melhor o conceito para aplicarmos em diversas resoluções de circuitos elétricos
4. MATERIAIS E MÉTODOS
- MATERIAIS
- 01 Resistor 470Ω
- 01 Resistor 1kΩ;
- 01 Resistor 2,2kΩ;
- 01 Protoboard;
- 02 Multímetro;
- 01 Fonte de tensão ajustável em corrente contínua.
- MÉTODOS
Primeiramente ajustamos cada equipamento de forma correta, montamos o circuito pedido e ajustamos as fontes para fornecer 8 e 12 Volts. Realizamos as medidas de tensões e correntes nos componentes e em seguida, a fim de comprovar o Teorema, ambas as fontes foram colocadas em repouso uma de cada vez e medimos novamente as tensões e correntes. Por fim, realizamos uma soma algébrica dos valores medidos em cada passo da análise e encontramos resultados muito próximos aos medidos no circuito inicial.
...