RELATÓRIO VISUAL TATIL, LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ
Por: semailliw • 2/12/2019 • Relatório de pesquisa • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
W
RELATÓRIO VISUAL TATIL, LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ
Pesquisa solicitada pela Professora Fabiola Bento de Andrade como pré-requisito para obtenção de nota parcial da 2ª ARE na disciplina Mecânica de Solos e Geotécnica.
MANAUS
2018
[pic 2]
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TURMA: CVN08S1
WILLIAMS LIMA NASCIMENTO - 16187539
RELATÓRIO VISITA TÉCNICA A PONTA DO ISMAEL
Relatório solicitado pela Professora Ghislaine Raposo Bacelar sobre a visita ao Complexo de Abastecimento de Água Ponta do Ismael conforme o estudo de nossa disciplina Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
MANAUS
2019
OBJETIVO
Conhecer através da visita técnica, como abastecimento de água é importante. A importância da água para todos é vital, pois ela representa vida, mas para que possa ser consumida, sem apresentar à saúde, ou seja, torna-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e sem contaminação. Através de um conjunto de procedimento físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, processo que livra qualquer tipo de contaminação, evitando transmissão de doenças.
INFORMAÇÃO SOBRE ÁGUAS DE MANAUS
[pic 3]
Responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense, a Águas de Manaus é uma empresa da Aegea Saneamento, maior companhia privada do setor no país. Em Manaus, após aquisição da concessionária pelo grupo, os trabalhos começaram em junho de 2018. O investimento para os cinco primeiros anos é de R$ 880 milhões. O objetivo é universalizar o abastecimento de água, além de ampliar o acesso ao esgotamento sanitário, dos atuais 35% para 80%, até 2030.
Para a Águas de Manaus, esses números representam um passo importante rumo à preservação do meio ambiente na Amazônia e são frutos da experiência em saneamento, gestão, eficiência operacional e compromisso com a sustentabilidade, através de uma atuação pautada pelo respeito a sociedade, ao meio ambiente e aos princípios éticos. Temos um jeito único de atuar, um modo que nos diferencia de todas as outras empresas. Temos um papel fundamental em fornecer elementos vitais para a qualidade de vida de milhões de pessoas. Nossa atuação é pautada pelo respeito a sociedade, ao meio ambiente e aos princípios éticos.
AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTOS
O sistema de abastecimento de água de Manaus é composto por quatro Estações de Tratamento de Água (ETAs). No Complexo de Produção da Ponta do Ismael, onde está a sede da Águas de Manaus, na zona Oeste, estão localizadas a ETA 1 e a ETA 2, responsáveis por abastecer 80% da cidade. A ETA Mauazinho fica no bairro de mesmo nome, na zona Sul da capital e a ETA Ponta das Lajes é a responsável pela distribuição de água do Programa Águas para Manaus (Proama), situado na Zona Leste. A Águas de Manaus possui, ainda, outros 41 Centros de Produção de Águas Subterrâneas (CPAs) em operação.
As três principais estações de tratamentos:
Ponta do Ismael: com um vazão de produção de 7.000 L/s.
Mauazinho-Sul: com um vazão de produção de 200 L/s.
Pontas das Lajes: com um vazão de produção de 2. 500 L/s.
A água possui um PH baixo, onde varia de 4 e 5, e em seu laboratório são feitas mais de 30 mil análises por mês.
Os produtos químicos utilizados em todos os processos de purificação da água são: Cal hidratada que faz o ajuste no PH da água. O Sulfato de Alumínio que faz a água ficar com o aspecto amarronzada. O Polímero não iônico que dá corpo aos flocos.
Processo de Tratamento da Água na Ponta do Ismael
[pic 4] [pic 5] [pic 6]
- A água bruta é captada diretamente do rio, vindo com todos os tipos de matérias orgânicas.
- Em seguida as águas passa pelo primeiro tanque de coagulação nessa etapa a cor da água chega até 180 na unidade de cor, com presença da Calha-Pacho, comum em ETA’s
- Depois a água vai para o tanque de Floculação, onde existe o Reclame Hidráulico que agita a água e mistura os produtos químicos e no final desse processo a água encontra-se mais limpa.
- Então começa o processo de decantação onde não se apresenta mais flocos e ocorre a separação dos materiais.
- No segundo tangue de decantação existem 16 filtros descendentes, onde o PH da água é de 5, 5.
- Após a decantação, amostras de águas são enviadas para o laboratório e são analisadas no que diz respeito a sua COR, PH, TURBIDEZ e etc.
- Então o PH que a ETA deve liberar é de 6 a 6, 5 e a concentração do cloro de 0, 20 mg.
CICLO COMPLETO DA ETA
[pic 7]
Capitação: retirada da água bruta por bombas através de adutoras.
Coagulação: aplicação do cal hidratada para aumentar a alcalinidade e corrigir a acidez da água.
Floculação: é a agitação da água para flocular as impureza, facilitando a sua remoção.
Decantação: remoção das impurezas por forças físicas.
Filtração: retenção das impurezas mais finas num filtro de área antrácito.
Desinfecção: adição de cloro, assegurando que a água distribuída não contenha microrganismo.
...