RELATORIO FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Por: uc13100246 • 10/11/2015 • Relatório de pesquisa • 439 Palavras (2 Páginas) • 570 Visualizações
Vazão
Fenômenos de Transporte, Wesley
08 de outubro de 2014
No presente trabalho baseados nos princípios da hidrodinâmica onde o fluído é tratado com ideal - não viscoso, homogêneo e em regime estacionário-, será apresentado o cálculo da vazão. A partir de equipamentos simples como garrafa PET de 2 litros, prego para executar os furos, cronômetro, é possível determinar a vazão de água. Neste caso foram analisadas cinco aberturas para que o cálculo de vazão entre as mesmas fossem confrontadas. Os resultados obtidos demonstram que quanto maior a abertura, maior a vazão e maior a velocidade, porém tal experimento está exposto á um erro relativo, pois os dados obtidos possuem variações que podem ter influenciado no resultado final.
Introdução
Procedimento / Resultados
-Primeiro passo, faça duas marcas na garrafa indicando o ponto Maximo ( inicio) e outra indicando o ponto mínimo ( fim) para a marcação do tempo.
- Segundo passo, faça um furo no fundo da garrafa.
- terceiro passo, tampe o furo com o dedo e encha a garrafa ate o ponto Maximo marcado.
- Quarto passo, Retire o dedo do furo e cronometre o tempo que a água levara do ponto Maximo marcado ate o ponto mínimo, repita essa passo por três vezes para se obter uma media do tempo que leva a vazão da água com um furo.
- Quinto passo, repita os passos 2, 3, 4 ate que chegue a soma de 5 furos no fundo da garrafa
Análise dos Resultados
Conclusão
Bibliografia
[1] HALLIDAY,David;Fundamentos de Física. Volume 2,LTC,Rio de Janeiro,2009;
[2] Estática e Hidrostática, disponível em http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica, acesso em 06 de outubro de 2014;
[3] Hidrodinâmica, disponível em http://www.fisica.net/hidrodinamica/hidrodinamica.pdf ; acesso em 06 de outubro de 2014.
[4] Equação da continuidade - Equação de Bernoulli, disponível em http://www.fisicaevestibular.com.br/hidrodinamica1.htm, acesso em 06 de outubro de 2014.
...