RELATORIO TECNICO DE CBR
Por: Junior Lopes • 13/12/2018 • Ensaio • 2.807 Palavras (12 Páginas) • 338 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO
CAMPUS ENGENHEIRO COELHO
Curso DE ENGENHARIA CIVIL
ADAMAR DE PAULO LOPES JÚNIOR
RELATÓRIO TÉCNico de ensaos de solos para pavimentação
ENGENHEIRO COELHO
2018
ADAMAR DE PAULO LOPES JÚNIOR
RELATÓRIO TÉCNico de ensaos de solos para pavimentação
Relatório de atividade prática do Laboratório de Solos do Centro Universitário Adventista de São Paulo do curso de Engenharia Civil, sob orientação do prof. Ivonei Teixeira.
ENGENHEIRO COELHO
2018
RESUMO
Este relatório tem como objetivo demonstrar os procedimentos e análise dos resultados obtidos do ensaio executado em aula prática de Estradas 2, realizado no Laboratório de Solos que pertence ao espaço físico do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, sendo este, equipado e preparado para a execução dos ensaios de acordo com os padrões exigidos pela ABNT. Sob orientação do Profº Ivonei Teixeira, seguindo as metodologias de ensaio normatizado para compactação do solo e determinação da expansão do solo quando estiver saturado. Com base nos dados obtidos nos ensaios referentes as normas, este trabalho visa expor a importância do conhecimento técnico, para que se obtenha os resultados esperados no canteiro de obra, relatar suas definições, procedimentos e análise dos resultados obtidos.
Palavras-chave: Capacidade de suporte; CBR; solo.
ABSTRACT
This report aims to demonstrate the procedures and analysis of the results obtained from the test performed in the practical class of Roads 2, held in the Soils Laboratory that belongs to the physical space of the Adventist University Center of São Paulo (UNASP), Campus Engineer Coelho, equipped and prepared for the execution of the tests according to the standards required by ABNT. Under the guidance of Prof. Ivonei Teixeira, following the standardized test methodologies for soil compaction and determination of soil expansion when saturated. Based on the data obtained from the standards tests, this paper aims to expose the importance of the technical knowledge, in order to obtain the expected results in the construction site, to report its definitions, procedures and analysis of the results obtained.
Keywords: Support capacity; CBR; ground.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.1 Ensaio de Proctor Normal (PN) 6
2.2 Ensaio California Bearing Ratio (CBR) 8
3. METODOLOGIA 9
4. ANÁLISE E RESULTADOS 12
5. CONCLUSÃO 18
Introdução
O dimensionamento de pavimentos rodoviários necessita de um estudo técnico avançado sobre o solo do qual será empregado na obra, visando conhecer por meio de estudos suas características, seu desempenho em relação à aplicação de cargas e o tipo de resposta da estrutura quando à variação das condições climáticas.
O pavimento rodoviário é constituído por um sistema em camadas, das quais empregam distintos materiais, destinado a resistir aos esforços provenientes do trânsito de veículos e do clima, e ainda promover aos usuários melhoria nas condições de trafego, com conforto, economia e segurança.
No Brasil comumente o método para o dimensionamento de pavimentos é baseado em regras desenvolvidas pela DNER, atual DNIT, visado a partir de observações e experiências com devidos tipos de pavimentos, para apropriados materiais de pavimentação e condições específicas de clima, e tendo como base em ensaios de CBR ( California Bearing Ratio).
Levando em consideração a variedade de alturas de camadas de leito e subleito, a compactação do solo é relevante para o dimensionando de pavimentos, pois diminui a compressibilidade do solo, com intuito de evitar recalques excessivos; aumentar a resistência ao cisalhamento e diminuir a permeabilidade, evitando problemas futuros. Por meio de ensaios laboratoriais é possível determinar a capacidade de suporte de um solo compactado, que é relevante para procedimentos de estudos e controle de qualidade. Mediante ao ensaio é capaz de obter resultados que aprimoram a execução com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.
Com base em uma amostra de solo previamente coletado e contendo uma certa umidade, da qual submetido primeiramente ao ensaio de compactação chamado Proctor Normal (PN) e posteriormente submetido ao ensaio de CBR (California Bearing Ratio), que busca determinar a pressão que será necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova de solo compactado, de modo que a capacidade de suporte seja encontrado.
fundamentação teórica
Ensaio de Proctor Normal (PN)
O ensaio de Proctor Normal é utilizado para conhecer as propriedades específicas do solo, como: Teor de umidade; peso específico e energia de compactação. Comumente os dados obtidos a partir deste ensaio são direcionados para execuções de barragens, camadas constitutivas de pavimentos, muros de arrimo, fundações, entre outros. Buscando melhorar as propriedades do solo com uma boa homogeneidade e estabilidade, é relevante o controle da compactação. A compactação do solo reduz o volume de vazios, assim diminuindo a permeabilidade e a deformabilidade do solo e aumentando sua resistência.
...